Kênia Mara Baiocchi de Carvalho, Regina Ranielly dos Santos Avelino Silva e Simone Gonzaga do Carmo
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma das principais doenças crônicas da atualidade, afetando milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Sua progressão, muitas vezes silenciosa, costuma ser precedida por um quadro de pré-diabetes — uma condição reversível e muitas vezes negligenciada pela população — caracterizada por níveis de glicose no sangue acima do normal, mas ainda abaixo do limiar para diagnóstico de diabetes.
A ciência aponta que a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir significativamente o risco de desenvolver DM2. De fato, resultados do famoso estudo Diabetes Prevention Program (DPP), realizado nos Estados Unidos, dão conta que alimentação equilibrada e atividade física regular reduziram em até 58% o aparecimento da doença em indivíduos com pré-diabetes. Essa redução foi mais eficaz do que o uso da metformina, medicamento que apresentou 31% de eficácia no mesmo estudo. Esses resultados reforçam a importância de priorizar a prevenção baseada em comportamento, antes de se recorrer às medicações.
As estratégias de prevenção passam, portanto, por ações práticas e acessíveis, como dieta balanceada, rica em alimentos naturais e com baixo consumo de ultraprocessados; prática regular de atividade física; controle do peso corporal; abandono de hábitos prejudiciais, como tabagismo; além da presença de um sono de qualidade e controle de estresse. No entanto, é preciso reconhecer que promover essas mudanças exige orientação profissional e apoio contínuo, porque são muitas as barreiras do cotidiano que dificultam não apenas a tomada de decisão, mas principalmente a manutenção desses hábitos.
Nesse contexto, surgiu o estudo brasileiro PROVEN-DIA, uma iniciativa inovadora e promissora que propõe um programa estruturado de mudança de estilo de vida para prevenir o DM2. Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela Beneficência Portuguesa, com recursos PROADI-SUS. Foi iniciado como um estudo piloto que envolveu 220 adultos com risco elevado para a doença. Houve intervenções com foco em alimentação, prática de exercícios e orientação profissional. Os resultados mostraram melhora significativa na qualidade da alimentação dos participantes e uma taxa de retenção de 93%, o que demonstra boa aceitação e adesão ao programa.
Na expectativa de representar um importante avanço na luta contra o diabetes no Brasil, práticas baseadas em evidências internacionais foram adaptadas à realidade do SUS, utilizando-se recursos e materiais produzidos com apoio do Ministério da Saúde. O programa foi ampliado para todas as regiões do Brasil, contando com 16 centros de pesquisa, entre os quais está a Universidade de Brasília, com a parceria do Centro de Pesquisa Clínica do HUB, sob a coordenação da professora Kênia Mara Baiocchi de Carvalho, professora titular do Departamento de Nutrição, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. O projeto prevê um acompanhamento sistemático durante período de 3 anos, com realização de exames gratuitos periódicos e acesso a material educativo de alta qualidade, sobre diferentes temas de saúde e estratégias inovadoras de adesão.
Os voluntários que atenderem aos critérios de elegibilidade e aceitarem participar da pesquisa serão alocados, por sorteio, em um dos três grupos de estudo: o grupo PROVEN, com acompanhamento presencial mensal; o grupo TELE PROVEN, com acompanhamento remoto, ou o grupo CONTROLE, com acompanhamento semestral. Além do caráter científico do estudo, é uma oportunidade de formação de recursos humanos, com participação de pesquisadores e estudantes da UnB, além de garantir, em um nível primário de assistência, um arcabouço tecnológico fundamental para elaboração de políticas públicas em favor da saúde da população.
A mudança de estilo de vida não é apenas uma recomendação genérica: é uma ferramenta poderosa de transformação coletiva. Por isso, participar do PROVEN-DIA é uma oportunidade de cuidar do presente e garantir um futuro com mais qualidade de vida. A informação aliada à ação pode transformar vidas, e a prevenção é sempre o melhor caminho.
O estudo PROVEN-DIA está selecionando pessoas com pré-diabetes para o acompanhamento profissional, com a realização de exames periódicos gratuitos. Participe!
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.