Janaína Soares de Oliveira Alves, Fernanda Natasha Bravo Cruz, Leonardo Petrus da Silva Paz e Gregorio Soares Rodrigues de Oliveira
A 25ª Semana Universitária (Semuni) da Universidade de Brasília (UnB), que acontece de 3 a 8 de novembro, consolida-se como um marco de celebração e reflexão sob o tema UnB e Territórios em Movimento: Saberes, Inovação e Sociedade. Mais do que um evento, a Semuni é a materialização do compromisso inegociável da nossa instituição com a extensão universitária – a ponte viva que nos integra como sociedade e seus territórios.
O conceito de “Territórios em Movimento” vai ao encontro do propósito maior da Universidade — o de articular ensino, pesquisa, extensão e inovação — e de produzir uma ciência engajada com a transformação social. Uma ciência engajada é aquela que não se desarticula da sociedade, mas que se propõe a ser profícua na resolução das complexas demandas sociais, na promoção da equidade, da justiça socioambiental e no enfrentamento aos negacionismos que ameaçam o presente e o futuro.
Reconhecemos que a Universidade é parte indissociável do tecido social, um agente transformador na construção cotidiana da sociedade brasileira. Os eventos dessa semana configuram a celebração dos saberes e dos processos de inovação social que pulsam em nossos eixos de ensino, pesquisa e extensão: são o reconhecimento da nossa comunidade acadêmica — trabalhadores e estudantes — como cidadãos profundamente envolvidos nos lugares onde vivem. É a lógica da convivência que nos forma e nos move.
Essa visão se expressa desde a nossa Mesa de Abertura. Reunir figuras como a professora Altaci Kokama, primeira mulher indígena professora da UnB e voz fundamental na conexão entre academia e território, e a doutora Kelli Mafort, ativista da reforma agrária e articuladora entre governo e movimentos sociais, não é coincidência — é um manifesto. Juntas à reitora, professora Rozana Reigota Naves, aos decanatos e unidades acadêmicas, em esforço conjunto, reafirmam o compromisso da UnB com uma universidade pública viva, plural e socialmente referenciada.
A Universidade de Brasília está, de forma inequívoca, ao lado da ciência, da cultura, da democracia, da defesa dos direitos humanos e do reconhecimento das mudanças climáticas e reafirma sua oposição à violência e aos preconceitos autoritários. Vivemos tempos duros, marcados pela desinformação. A UnB reafirma que seu lugar é na articulação entre o saber e a ação coletiva transformadora.
Com mais de 1.200 ações de extensão em curso — incluindo passeio ciclístico, a Semuni Infantil, a Mostra de Cursos, as Vivências Culturais, o Encontro Extensionista, as Casas Universitárias de Cultura abertas e dezenas de ações do Novembro Negro — a Semana Universitária é um convite para a comunidade se reconhecer como parte integrante da nossa universidade pública de qualidade e excelência. A divulgação científica se misturará com arte, cultura, esportes e bem-estar, instaurando ambientes acolhedores de novos laços e fruições.
Há 63 anos, a UnB constrói pontes e se reconhece no território; há 25 anos, realiza sua Semana Universitária. Em 2025, o tema articulador da Semuni é a reafirmação do compromisso no qual a Academia e a Sociedade caminham juntas rumo a destinos mais justos e equânimes, alicerçados no desenvolvimento social, científico, tecnológico e inovador.
Para mais informações e para se inscrever nas atividades gratuitas, acesse o portal do Decanato de Extensão.
Estaremos juntos na Semuni!
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.
				  
											
