OPINIÃO

Peterson Goes Silva é decano no Decanato de Gestão de Pessoas na Universidade de Brasília (DGP/UnB). Mestre em Economia Gestão Econômica de Finanças Públicas pela UnB.

Peterson Goes Silva

 

O primeiro ano de gestão no Decanato de Gestão de Pessoas consolidou um ciclo de entregas estruturantes, apesar do ambiente institucional desafiador marcado por seis meses de greve. Mesmo diante da redução temporária de força de trabalho, o DGP sustentou a agenda estratégica, promoveu reorganizações internas e avançou em temas sensíveis para a governança de pessoal, refletindo diretamente na valorização dos servidores técnico-administrativos e docentes.

 

Logo no início da gestão, conduzimos um diagnóstico amplo das condições de trabalho das equipes, priorizando escuta ativa e reorganização dos espaços. As melhorias implantadas deram maior previsibilidade às rotinas, reforçaram a segurança laboral e criaram um ambiente mais propício ao desempenho. Paralelamente, instituímos reuniões periódicas com todos os ocupantes de função, alinhando diretrizes, expectativas e entregas, com foco na construção coletiva da identidade institucional do Decanato.

 

No eixo técnico, avançamos em ações estruturantes: implementamos a Lei nº 15.141/2025, reorganizando a carreira dos técnico-administrativos e docentes; conduzimos o processo de regulamentação da política de cotas para concursos docentes; e publicamos o primeiro Edital Unificado de Seleção Simplificada, que buscará atender a necessidade de pessoal de 105 áreas distintas da Universidade, promovendo racionalização, transparência e maior padronização nas etapas de seleção.

 

Retomamos ainda a Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, assegurando regularidade nas análises e maior robustez aos processos avaliativos. Em paralelo, conduzimos um volume expressivo de provimentos: 69 docentes efetivos e 103 técnico-administrativos foram nomeados em 2025, além de contratações temporárias e diversas movimentações funcionais. Também estruturamos, pela primeira vez, diretrizes para os processos seletivos de estagiários, resultando na abertura de 16 seleções ao longo do ano.

 

O DGP também fortaleceu o eixo de desenvolvimento institucional. Elaboramos o Documento de Planejamento Estratégico, publicamos o Edital de Capacitação – com investimento de R$ 400 mil – e ampliamos a oferta de cursos, atendendo a diferentes perfis profissionais. No campo da integração, executamos ações de ambientação que acolheram não apenas os servidores nomeados em outubro de 2025, mas também aqueles que, em períodos anteriores, não haviam tido a oportunidade de participar desse processo, assegurando alinhamento cultural, integração e orientação adequada a todos. A política de reconhecimento também foi reforçada com a realização do evento Prata, Ouro e Diamante da Casa, homenageando servidores com décadas de contribuição.

 

Outro marco relevante foi a implantação do Canal Oficial do DGP no WhatsApp, que alcançou 1.000 seguidores em seis meses, ampliando a capilaridade da comunicação com servidores ativos, aposentados e estagiários. No campo da gestão interna, realizamos o 1º Encontro de Gestores e o Encontro de Integração do DGP, espaços voltados ao alinhamento estratégico, fortalecimento do clima organizacional e construção colaborativa de novos modelos de atendimento.

 

As entregas do ano somente foram possíveis graças ao protagonismo de toda a equipe do DGP. Em um contexto de forte pressão operacional, esses profissionais sustentaram as entregas, garantiram continuidade institucional e reafirmaram o compromisso público que caracteriza a força de trabalho da UnB.

 

Para o próximo ciclo, o DGP seguirá orientado pela busca de excelência. Entre as prioridades, destacam-se o aprimoramento do atendimento ao público interno, o fortalecimento da comunicação institucional, a ampliação da automação e a eliminação de retrabalhos por meio de processos mais inteligentes e integrados. O objetivo é assegurar uma experiência superior aos servidores, alinhando a gestão de pessoas às demandas contemporâneas da administração pública.

 

O balanço deste primeiro ano evidencia que avançamos com responsabilidade, diálogo e foco em resultados. O desafio daqui para frente é aprofundar essas entregas, consolidando um DGP cada vez mais ágil, estratégico e comprometido com a valorização das pessoas que movem a Universidade de Brasília.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.