Lançamento: A finança digitalizada


Café Objeto Encontrado - 102 Norte 19:00 - 00:00:00 25/05/2016 - 25/05/2016

Desregulação do mercado financeiro ajuda a explicar crise, diz sociólogo

Livro analisa implicações do uso de tecnologias de ponta pelos grandes operadores do mercado financeiro. Lançamento em Brasília será na 4ª feira (25/5).

Entre as diversas causas da atual crise econômica que abate o Brasil está o funcionamento do mercado financeiro, que tem cada vez menos financiado as atividades produtivas para se converter em um fim em si mesmo.

As causas e implicações desse processo são detalhadas no livro “A Finança Digitalizada – Capitalismo financeiro e revolução informacional”, do sociólogo Edemilson Paraná, pesquisador do Ipea e doutorando pela UnB. O lançamento será na próxima 4ª feira (25/5), às 19h, no Café Objeto Encontrado (102 Norte).

A obra mostra como um pequeno grupo de grandes investidores consegue ganhar com as operações na Bolsa enquanto pequenos e médios investidores individuais tendem sempre a perder, apesar de alimentarem a ilusória expectativa des ganhos elevados.

O ambiente distorcido, favorável aos interesses dos grandes operadores, foi construído por meio de importantes decisões e desregulamentações encampadas pela classe política e agentes públicos nos últimos anos, junto de um acelerado desenvolvimento de tecnologias de negociação.

Um dado intrigante apresentado pelo livro é que 40% das operações de compra e venda das ações e dos demais papéis no mercado são realizadas por robôs, mecanismos de negociação  automática, numa velocidade muito menor do que o tempo que dura uma piscada de olho.

"De certa forma, os mercados vem se tornando uma espécie de grande jogo, super avançado tecnologicamente, em que os mesmos de sempre ganham enquanto outros entram apenas para perder", afirma o autor. "O investidor comum, a ‘olho nu’, sem essas tecnologias, não consegue perceber e acompanhar as oscilações do mercado que podem lhes causar grandes prejuízos”, completa.

O livro é classificado pela renomada economista Leda Paulani, professora da USP, como “indispensável por quem quer compreender o capitalismo contemporâneo”. Para o professor da University of London, Alfredo Saad, "não existe obra semelhante disponível a este livro no mercado editorial brasileiro". A apresentação foi escrita pelo professor da UnB Michelangelo Trigueiro e o prefácio, pela também professora da UnB Maria de Lourdes Rollemberg Mollo.

Com números, documentos, entrevistas com importantes operadores do mercado financeiro e amplo arcabouço teórico, Paraná traça o histórico das mudanças nos mercados financeiros a partir dos anos 1980 até o presente.

A riqueza da pesquisa que subsidia a obra resulta em detalhadas e profundas análises sobre aspectos sociais e estruturais que permeiam a questão. São discutidos, por exemplo, a relação das operações financeiras com a crise e o desemprego e o motivo de a Bolsa ser mal sucedida na tentativa de reverter a evasão de pequenos investidores dos mercados.