As fórmulas filosóficas


Auditório do IL 14:00 - 00:00:00 19/03/2019 - 19/03/2019

O estudo das fórmulas filosóficas

A Editora UnB lança no dia 19 de março o livro “As fórmulas filosóficas”, organizado por Frédéric Cossutta e Francine Cicurel e traduzido por Sírio Possenti.

 

Sabemos que questões filosóficas servem para estimular redes de pensamentos que proporcionam reflexões críticas e muitas das vezes consistentes. O que dizer, então, das “fórmulas filosóficas”, aqueles enunciados que circulam no espaço e tempo, sempre  recontextualizados – alguns de origem conhecida, outros não por quem os utilizam –, e que se tornaram emblemáticos na atividade discursiva?

 

Enunciados mínimos como “a religião é o ópio do povo”, “o inferno são os outros”, “O homem é o lobo do homem”, “não nos banhamos duas vezes no mesmo rio”, entre tantos outros, possuem uma relativa autonomia de sentido, mas condensam um projeto maior de seus formuladores e de onde foram destacados. Com o passar do tempo, foram transmitidos e recontextualizados em novos conjuntos teóricos em que chegam mesmo a alcançarem valor de verdade universal.

 

Torna-se evidente que esses enunciados comportam várias interpretações, principalmente no mundo atual, em que a razão é colocada em suspeição e no qual receia-se até mesmo que o indivíduo não está livre na construção de sua própria subjetividade/identidade. Para além dessas interpretações, as fórmulas filosóficas contribuem, igualmente, segundo os organizadores do livro, “para a formação do interdiscurso mais global, no qual se entrecruzam discursos religiosos, literários, científicos, jurídico-políticos, ideológicos”.

 

O que a obra “As fórmulas filosóficas” quer é facilitar a compreensão desses enunciados desde sua elaboração e sua natureza, mas também compreender qual é o papel que exercem na transmissão filosófica e quais as funções que lhes são reservadas nos usos que delas se fazem nas práticas discursivas filosóficas.

 

Os autores, oito ao todo, privilegiaram, de acordo com os organizadores, a análise do discurso, a linguística da enunciação, a semiótica, a estilística em um ponto de vista filosófico sensível à questão das formas, e esforçaram-se para deixar claro determinados mecanismos discursivos ligados à formação e ao devir desses enunciados. Trata-se de uma obra convidativa aos estudiosos da linguagem e da filosofia.

As fórmulas filosóficas