Teoria Marxista da Dependência


CAL UnB 14:00 - 18:00:00 13/04/2019 - 30/11/-0001

A CAL e o pensamento latino-americano

Com a intenção de se tornar um espaço de discussão sobre o pensamento latino-americano, a Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL)  e o Grupo de Estudos Pátria Grande, em parceria com o Coletivo Vânia Bambirra, dão início, dia 13 de abril,  aos Seminários CAL. O evento vai funcionar como um curso, que terá a duração de um ano e começa com o tema "Teoria Marxista da Dependência".

 

Aplicado pelo professor do Departamento de Filosofia da UnB, Alex Calheiros, atual diretor de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB, que reúne a CAL e a Casa Oscar Niemeyer; pelo economista Rodrigo Borges e pelo historiador Alberto Araújo, o seminário vai discutir, durante todo o ano, autores importantes da Teoria Marxista da Dependência.

 

Introdução à Teoria da Dependência (histórico, principais categorias e divergências iniciais); os fundamentos da Teoria da Dependência; a Teoria da Dependência e o marxismo; o Pós-guerra, desenvolvimento e dependência; a Cepal; o linearismo dos partidos comunistas são alguns dos temas que serão discutidos durante o ciclo do seminário.

 

Além do tema da "Teoria Marxista da Dependência", Alex Calheiros afirma que o seminário vai discutir obras literárias como As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, e filmes como Terra em Transe, de Gláuber Rocha, e Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea. "Ao abrir novas e várias frentes no âmbito das iniciativas culturais, a CAL pretende se transformar num grande espaço de debate do pensamento latino-americano ",  destaca o professor, graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Filosofia pela mesma instituição.

 

Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Rodrigo Borges é doutor em Economia Internacional pela Universidade Complutense de Madrid e atualmente é pós-doutorando em Política Social pela UFES. Formado em História pelo Centro Universitário de Brasília, onde desenvolveu o trabalho de conclusão do curso sobre a Teoria Marxista da Dependência, Alberto Araújo atualmente é estudante de Pedagogia na UnB, onde segue a linha de pesquisa em Teoria Marxista da Dependência e Marxismo na América Latina.

 

As aulas são abertas ao público e serão ministradas, em forma de seminário, duas vezes por mês, sempre aos sábados, no auditório da CAL.

 

Inscrição: patriagrande.imperialismoedependência.org

Informações: patriagrande.cal@gmail.com