UnB Notícias
Livro: Constituição, educação e democracia - a Universidade do Distrito Federal (1935-1939) e as transformações da Era Vargas
A Prof.ª Laila Maia Galvão se junta ao Prof. Cristiano Paixão para apresentar sua obra: ‘Constituição, educação e democracia: a Universidade do Distrito Federal (1935-1939) e as transformações da Era Vargas’.
A obra investiga a história institucional da Universidade do Distrito Federal, fundada por Anísio Teixeira no Rio de Janeiro, em 1935. A Universidade foi fundada no breve interregno de duas Constituições, a de 1934 e a de 1937, e a obra analisa a conexão da fundação com a história constitucional brasileira nesse período.
A autora é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Direito pela UnB. É Professora do curso de Direito do Instituto Federal do Paraná desde 2015. Integra o grupo de pesquisa “Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo”.
E o mediador é Professor associado da Faculdade de Direito da UnB. Foi professor visitante nas universidades de Macerata e Sevilla. Coordena os grupos de pesquisa “Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo” e “Eixos, planos, ficções: grupo brasiliense de direito e arte” (CNPq/UnB). Foi Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2012-2016) e Coordenador de Relações Institucionais da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB. É Subprocurador-Geral do Trabalho e integrante do Coletivo Transforma MP e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
O evento será transmitido no canal do YouTube da Editora UnB no dia 2 de setembro, às 16h, e ficará disponível para visualização posterior. Participe!
