IV Simpósio de Biodiversidade da Universidade de Brasília


on-line 08:00 - 21:00:00 27/09/2021 - 30/09/2021

O Simpósio de Biodiversidade da Universidade de Brasília (SIMBIO) foi idealizado em 2018 por estudantes dos programas de Pós-Graduação em Botânica, Ecologia e Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília e, desde então, acontece anualmente com a missão principal de divulgar a ciência e promover a valorização da pesquisa científica, sobretudo em temas relacionados à biodiversidade.

Em 2021, a quarta edição do SIMBIO (IV SIMBIO) ocorrerá entre os dias 27 e 30 de setembro e, pela segunda vez consecutiva, será totalmente virtual. O tema do IV SIMBIO será: Ciência além da Universidade: desafios e perspectivas em tempos de crise. Ao longo do evento serão discutidas estratégias para levar o conhecimento científico para fora dos muros da Universidade, por meio da divulgação científica, além de debater a importância do conhecimento científico na resolução de crises ambientais, educacionais e sanitárias. Discutiremos, ainda, o panorama da Pós-Graduação frente ao cenário de escassez de investimento e financiamento para a pesquisa, bem como a saúde mental dos pós-graduandos em tempos de pandemia e suas consequências. Trataremos de diversas variantes da crise ambiental brasileira, como, por exemplo, o impacto da alternância política e das prioridades ambientais no enfrentamento da crise climática, assim como os incêndios no Brasil, suas causas, consequências e políticas necessárias para prevenção.

O IV SIMBIO contará com palestras, mesas-redondas, concursos de fotografia, ilustração e vídeos, minicursos e espaço para o envio de Resumos, os quais serão apresentados em formato oral ou vídeo-pôster.

As inscrições para o evento estarão abertas até o dia 24 de setembro pelo link: https://simbio2021.wixsite.com/ivsimbiounb/inscri%C3%A7%C3%A3o.

 

 

 IV Simpósio de Biodiversidade da Universidade de Brasília