UnB Notícias
Lançamento O absoluto literário: Teoria da literatura do romantismo alemão
A Editora UnB convida para o lançamento da obra "O absoluto literário: Teoria da literatura do romantismo alemão". Escrita pelos filósofos franceses Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy, o livro é um estudo sobre a concepção moderna da literatura no romantismo alemão.
O evento será realizado no dia 24 de agosto, às 18h, no canal do YouTube da Editora UnB e contará com a participação dos tradutores e convidados. Confira:
- Marcelo Jacques de Moraes é professor de literatura francesa da UFRJ, pesquisador do CNPq e da FAPERJ. É autor de "A incerteza das formas", "O fracasso do poema", "Língua contra língua" (7 Letras) e do volume "Christian Prigent" (Coleção Ciranda da Poesia, Eduerj). Traduziu, entre outros autores, Jacques Derrida, Georges Didi-Huberman, Georges Bataille e Jean-Christophe Bailly.
- Mauricio Mendonça Cardozo é professor titular de teoria da tradução e tradução literária na UFPR e pesquisador do CNPq. Seus ensaios de teoria e crítica da tradução literária exploram as possibilidades de diálogo com o pensamento contemporâneo. É tradutor de autores como: Cummings, Rilke, Lasker-Schüler, Celan, Goethe, Heine e Storm.
- Simone Petry doutorou-se em Teoria e História Literária, pela Unicamp, com pesquisa dedicada ao campo da teoria da tradução e à obra de Antoine Berman. É tradutora de autores como: Antoine Berman, Barbara Cassin, Marie-José Mondzain, Jean-Luc Nancy, Antonio Tabucchi, Aldo Brancacci, Maria Galindo, Italo Svevo, entre outros.
- Rodrigo S. Ielpo é professor de língua e literatura francesa da UFRJ. É autor de diversos artigos em torno da literatura e teatro contemporâneos, em língua francesa, e das relações entre literatura e história, envolvendo as literaturas francesa e brasileira contemporâneas.
- E Márcio Seligmann-Silva é professor titular de teoria literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Foi ganhador do Prêmio Jabuti com o livro "O Local da Diferença" e finalista com a tradução de G.E. Lessing. Traduziu ainda obras de Walter Benjamin, J. Habermas, Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy.
