Reconexo, de Felipe Salsano


Espaço Cultural STJ 09:00 - 19:00:00 28/09/2022 - 28/10/2022

RecoNEXO
O papel da arte na constituição do sujeito

 

A arte enquanto tecnologia educativa e enquanto elemento basilar constitutivo dos sujeitos em processo de aprendizagem. Este é o tema de projeto apoiado pelo Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação, o qual tem como segmento o trabalho do artista plástico brasiliense Felipe Salsano, que expõe a partir de 28 de setembro, na Galeria do Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça, uma série de trabalhos recentes.

 

Salsano, que foi aluno da Accademia di Belle Arti di Firenze e é especialista na representação clássica da figura humana pela academia de arte russa em Florença (Florence Classical Arts Academy) e participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, ministrando aulas e workshops na Itália, Estados Unidos e no Brasil. Na Galeria do Espaço Cultural do STJ, ele expôs seus trabalhos em duas ocasiões: em 2016, com a exposição Olhares Íntimos, e em 2018, com Outros Cotidianos.

 

Desta vez, Felipe Salsano, em uma exposição intitulada RecoNEXO, busca explicitar suas conexões, tanto com o passado, na medida em que ele se alinha com pintores clássicos que o inspiram, quanto com o presente, na medida em que, por meio destas conexões, ele avança na construção de uma linguagem própria, contemporânea.

 

Em RecoNEXO, Felipe Salsano busca também uma integração com seu entorno atual. Por meio dos QR Codes disponibilizados nos 44 trabalhos expostos, podemos nos conectar a ele, visualizar o processo de produção do trabalho e dialogar com este jovem artista que, de mãos dadas com seus pintores de predileção, também nos estende as mãos, se conecta conosco e nos convida para que, por meio de seu olhar, façamos uma viagem pictórica única, que demonstra virtuosismo, dedicação, paixão. E, de fato, o olhar permite o estabelecimento de conexões seguras entre aquele que não vê e o mundo, como Felipe bem sabe, por própria experiência.

 

Nesta exploração da arte enquanto tecnologia educativa, Felipe Salsano também acolherá, em 10 de outubro, alunos de escolas públicas de diferentes regiões administrativas do DF, a fim de vivenciarem a experiência de uma exposição em uma galeria e de se aventurarem na descoberta da arte como forma de expressão do indivíduo, o que vem sendo gradativamente excluído da formação escolar tradicional. É como se a escola eliminasse tal possibilidade de conexão dos indivíduos que forma com eles mesmos e com a sociedade que os acolhe.

 

Curadoria:
Gilberto Lacerda Santos

Visitação:
29 de setembro a 28 de outubro de 2022, de segunda à sexta das 9 às 19h

Coquetel de abertura:
28 de setembro das 18h30 às 21h

Local:
Espaço Cultural STJ

Informações:
61 3319.8460/8373
espaco.cultura@stj.jus.br

Endereço:
SAFS – Quadra 6 Lote 1, Trecho III
Edifício dos Plenários 2º andar/Mezanino

Reconexo, de Felipe Salsano