Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022


Campus Darcy Ribeiro 09:00 - 22:00:00 12/12/2022 - 16/12/2022

A direção do Instituto de Física (IF) convida toda a comunidade acadêmica para o evento Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022, entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2022, em Brasília-DF, na Universidade de Brasília (UnB).

 

Será uma ação acadêmica de grande porte e que congregará três outras já tradicionais no cenário nacional da Física e seu Ensino: O II encontro Nacional dos Coordenadores do MNPEF (II En-MNPEF), a VIII Escola Brasileira de Ensino de Física (VIII EBEF) e a XI Escola de Física Roberto Salmeron (XI EFRAS), eventos apoiados pela SBF e pela Capes e que contam com o apoio de dezenas de instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil, neste ano sob a coordenação da UnB. O público estimado é de mais de 200 coordenadores/professores universitários, estudantes e egressos da pós-graduação e da graduação, professores da educação básica e pesquisadores interessados na física e em seu ensino e pesquisa.

 

A temática integradora do evento é a comemoração dos 100 anos de nascimento do antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro. Essa perspectiva buscará dar tessitura ao conjunto de conferências, mini-cursos, trabalhos e apresentações que comporão o evento.

 

O encontro do MNPEF (En-MNPEF), em sua segunda edição, mantém seu objetivo de divulgar, compartilhar e debater novas metodologias e abordagens de atuação no ensino da Física, envolvendo a equipe de gestão nacional, coordenadores e professores do MNPEF. A ênfase está nos desdobramentos recentes da ciência, bem como conhecimentos contemporâneos de Física que podem contribuir para o aprimoramento da qualidade da Física e seu ensino. Assim, trata-se de um encontro para repensar a performance do professor em aula.

 

A Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF), em sua oitava edição, é um evento destinado preferencialmente a docentes de cursos de mestrados profissionalizantes em ensino de Física, prioritariamente do (MNPEF. É também aberto à participação de estudantes de graduação, mestrado ou doutorado e pesquisadores em ensino de física, bem como professores de física da Educação Básica. Seu principal objetivo é contribuir para uma mudança de paradigmas na Física e seu ensino, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do padrão da narrativa em sala de aula, centrada no professor e baseada em aulas expositivas e listas de problemas, visando a uma aprendizagem ativa, centrada no estudante e baseada em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.

 

A Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS), em sua décima primeira edição, é uma Escola de caráter nacional, sempre guiada por uma temática da Física e seu ensino, e que contempla minicursos, palestras e apresentações de trabalhos dos inscritos, promovendo um meio apropriado para a formação e a interação entre professores e estudantes brasileiros e estrangeiros. Nesta edição conjunta, a EFRAS segue o tema Física e seu Ensino, abordando assuntos de interesse para a formação de professores em nível de graduação e pós-graduação, além de representar uma ação de formação continuada. Neste sentido, volta-se, prioritariamente, aos estudantes de pós-graduação e de final de graduação em Física.

 

A programação poderá ser acessada, em breve, na página do evento na internet. Ela constará de conferências, minicursos, apresentações de trabalhos por seminários mediados, oficinas temáticas, reuniões de coordenadores e discentes do MNPEF e atividades culturais e de integração. Os trabalhos apresentados ao evento e aprovados pela Comissão Científica poderão compor publicação em número especial da Revista do Professor de Física.

 

Inscrições: 20/09 a 16/10

Submissão de trabalhos: até 3 de novembro

Site do evento: http://www1.fisica.org.br/eife2022

Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022