III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação


Faculdade de Educação 09:00 - 20:00:00 05/12/2022 - 07/12/2022

De 5 a 7 de dezembro, o Grupo Educação, Saberes e Decolonialidades (Gpdes) realiza o III Narrativas Interculturais, Decoloniais e Antirracista em Educação.

 

O evento reúne professoras/es do ensino superior, professoras/es da educação básica e em processo de formação, educadoras/es populares, mestras/es do conhecimento tradicional, artistas, pesquisadoras/es e intelectuais de dentro e de fora da academia, para o intercâmbio de saberes e práticas educativas em chave intercultural, decolonial e antirracista.

 

Narrativas tem se consolidado como um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos – especialmente aqueles provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo –, bem como de reconhecimento e visibilização positiva dos sujeitos que os produzem, dentre os quais se destacam intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência. Em sentido amplo, o evento busca promover justiça epistêmica e cognitiva e difundir práticas e saberes para o enfrentamento do racismo/eurocentrismo nos campos da educação, do ensino, das artes, da pesquisa e da produção do conhecimento.

 

A Profa. Ana Tereza Reis da Silva (Gpdes/UnB), junto com seu grupo de pesquisa, é a coordenadora geral do evento e conta, para esta edição, com a parceria de redes de pesquisa da UnB - (Imagem (e)m Cena (IDA/UnB), Afeto (UnB), GECRIA (IL/UnB/CNPq), Semillero Brasil (FE/UnB), Mespt/UnB – e de outras universidades do Brasil e do exterior  - GIASE/UV/México, Núcleo Takinahak/UFG, GEPHADA /UFS. Conta também com a colaboração das seguintes organizações: Sinpro-DF, Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade da Brasília (AAIUnB), CONAQ, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

 

Na programação haverá as sessões de Narrativas, reunindo partilhas de pessoas convidadas; as Oficinas “Conhecimento na prática”, com multiplicidade de vivências decoloniais; os Conversatórios, que reúnem pessoas que desejam experienciar uma troca de saberes decoloniais, tendo como fio condutor a educação. Além disso, haverá momentos coletivos, sessões ritualísticas conduzidas por indígenas, mestres e mestras do conhecimento tradicional e de matriz afrodescendente.

 

É um novo modo de realizar evento acadêmico na universidade, uma vez que o foco está na linguagem decolonial, em encontros insurgentes, em saberes multifacetados e em uma reunião de vozes diversas.

 

Mais informações: https://www.even3.com.br/iiinarrativas/

III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação