Nota do IdA contra atos antidemocráticos no DF


Brasília 00:00 - 00:00:00 09/01/2023 - 09/01/2023

À Comunidade Universitária,

O Conselho do Instituto de Artes da Universidade de Brasília vem a público repudiar veementemente os atos terroristas contra a democracia, o patrimônio público, o patrimônio artístico e cultural ocorridos em Brasília no último dia 8 de Janeiro.

Entendemos que a Democracia brasileira foi construída a duras penas, ao longo de vários anos, com o esforço de gerações e não podemos ser coniventes com as reiteradas tentativas de destruição tanto da paz quanto da governabilidade do nosso país.

Repudiamos a destruição do patrimônio arquitetônico de Brasília dos quais destacamos o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Tal destruição dos prédios que constituem a praça dos três poderes é também um crime contra a humanidade, já que o conjunto é tombado pela Unesco.


Repudiamos a irracionalidade da destruição gratuita das obras dos nossos principais artistas, temos notícias de Obras de Djanira, Di Cavalcanti, Portinari, Brecheret, Tarsila e Marianne Peretti entre outras.

Obras de artes não pertencem a A ou B, são expressões sensíveis que contam a nossa história enquanto povo e os desafios que vivemos, devem ser protegidas por quem as guarda e a destruição das mesmas representa um retrocesso civilizatório e fascista.


Não podemos fechar os nossos olhos para o quão grave foram os ataques e entendemos que todos os envolvidos devem ser investigados e punidos na medida da lei.


Continuaremos produzindo arte, ensinando arte e (re) existindo com arte!


Prof.ª Dr.a Fátima Aparecida dos Santos
Diretora do Instituto de Artes - IdA/UnB
Representando o Conselho do Instituto de Artes da Universidade de Brasília