UnB Notícias
Os 70 anos da estrutura do DNA
Na última semana de abril, o Instituto de Ciências Biológicas (IB) comemora os 70 anos das publicações que desvendaram a estrutura da dupla-hélice do DNA. O Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular celebra essa grande conquista da ciência com uma mesa-redonda no dia 26 de abril, às 16h, no Auditório 1 do IB.
A descoberta da estrutura em dupla-hélice do DNA possibilitou inúmeros avanços científicos, hoje corriqueiros: melhoramento de plantas, teste de paternidade, desenvolvimento de novas vacinas. Além disso, apontam para outros avanços como a cura de doenças genéticas. No entanto a estória desse avanço científico é permeada por bastidores que envolvem acesso e apropriação de dados e outros episódios um tanto questionáveis
Na mesa-redonda, docentes do IB exploram todos esses aspectos:
A corrida pelo DNA
Prof. Fernando Araripe (CEL): O histórico que envolve as descobertas científicas que levaram a proposição do modelo de dupla-hélice.
Tem um DNA no seu gene
Prof. Marcelo Brígido (CEL): O que é o gene? Como o DNA entra nessa estória?
O dupléx como base da Biologia Sintética
Prof.ª Cíntia Coelho (GEM): As recentes possibilidades de criar novos organismos explorando a capacidade de informação contida nas sequências de DNA.
Ficou curioso(a)? Compareça no horário e local marcados e saiba mais sobre essa descoberta que revolucionou e continua revolucionando a ciência. Seus impactos chegam até mesmo na arte! Salvador Dalí, por exemplo, retratou a estrutura em alguns de seus quadros e paineis. Butterfly Landscape and DNA, de sua autoria, é fundo do folder de divulgação abaixo.
