Aula aberta: Racismo e branquitude na formação do Brasil


Auditório Esperança Garcia (FD), campus Darcy Ribeiro 17:00 - 21:30:00 15/05/2023 - 15/05/2023

CONVITE  AULA ABERTA

 

A SOCIEDADE DESIGUAL: Racismo e branquitude na formação do Brasil

Para celebrar os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) da UnB, acontece em 15 de maio a aula aberta A SOCIEDADE DESIGUAL: Racismo e branquitude na formação do Brasil, a ser ministrada pelo pesquisador, intelectual negro, colaborador da Universidade de Brasília, professor Mário Lisboa Theodoro. 

A atividade contará ainda com a participação de estudantes indígenas e negros/as do PPGDH, com destaque para a participação da engenheira florestal, indígena, doutoranda do PPGDH, Suliete Baré, Coordenadora Geral de Enfrentamento à Crise Climática, do Ministério dos Povos Indígenas/Governo Federal.

O convite à aula é extensivo a toda a comunidade, e feito pelos coletivos de estudantes indígenas e negros/as, por meio da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB) e do Centro Acadêmico de Direito (CADir) da Universidade de Brasília, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero, da Faculdade de Educação (Geppherg/FE-UnB), pelas/os professoras/es das disciplinas* Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Interseccionalidade, do PPGDH/Ceam/UnB, e Transversalidade e Interseccionalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, modalidade Mestrado Profissional, da Faculdade de Educação (PPGEMP-FE/UnB); pela a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), pela Coordenação da Questão Negra (SDH/Coquen), pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Participe desta grande celebração da diversidade, dos Direitos Humanos e da luta antirracista!

Data: 15 de maio de 2023
Horário: 17h às 21h30
Local: Auditório Esperança Garcia – Faculdade de Direito/UnB

 
PROGRAMAÇÃO
17h: Abertura - Apresentação Cultural

17h30 : Mesa 1: Estudantes negros, indígenas e quilombolas na luta pela permanência: percursos, lutas e resistências no PPGDH.
Debatedoras:
Ayla Tapajós – Pesquisadora Indígena, Diretora de Comunicação da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, Mestranda PPGDH.
Suliete Baré – Pesquisadora Indígena, Doutoranda do PPGDH e Coordenadora Geral de Enfrentamento à Crise Climática do Ministério dos Povos Indígenas.
Ana Mumbuca –  Quilombola do Jalapão Tocantins. Mestranda do PPGDF
Ícaro Jorge – Advogado, Doutorando do PPGDH
Mediação:  Rafaella Andrade – Mestranda PPGDH
 
19h: Mesa 2 – Saudação Institucional (AAIUnB, CADir, PPGDH, Coquen, Geppherg, Neab, SDH)  

19h30: Mesa 3 – SOCIEDADE DESIGUAL: RACISMO E BRANQUITUDE NA FORMAÇÃO DO BRASIL            
Debatedoras:
Dra. Tatiana Dias – Ministério da Igualdade Racial
Dr. José Geraldo de Sousa Junior – PPGDH
Conferencista: Prof. Mário Theodoro - PPGDH
Mediação: Profa. Renísia C. Garcia Filice – PPGDH, PPGEMP, SDH/Coquen
 
 
 
*são docentes envolvidos: Renísia C. Garcia Filice, Mário Lisboa Theodoro, Wellington Santos e Fernanda Natasha Bravo Cruz.
Aula aberta: Racismo e branquitude na formação do Brasil