Face lamenta a morte do professor Mauro Boianovsky


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas 00:00 - 00:00:00 21/02/2024 - 21/02/2024

Morre o Prof. Dr. Mauro Boianovsky, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, referência em História do Pensamento Econômico

 

Com profundo pesar, o Departamento de Economia comunica o falecimento do Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Administração, Economia e Gestão Pública (FACE), Dr. Mauro Boianovsky, na madrugada desta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024.

 

O professor Boianovsky é considerado um dos mais importantes pesquisadores da área de História do Pensamento Econômico no mundo, e seguramente é referência entre os acadêmicos brasileiros na área. Foi celebrado, premiado e referenciado por diversas associações de pesquisa em economia brasileiras e internacionais, e presidiu a History of Economics Society (HES) entre 2016-2017, sendo esta a principal entidade mundial de pesquisa em História do Pensamento Econômico.

 

Mauro Boianovsky teve sua trajetória acadêmica intimamente ligada à UnB, graduou-se em Economia pela universidade entre 1976-79, seguiu a pós-graduação em economia com o mestrado na PUC-Rio entre 1985-89 e doutorado em Cambridge entre 1990-96. Logo em 1996, tornou-se Professor Adjunto pela UnB, assumindo a cátedra de Titular em 2005. Formou inúmeros alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação em História do Pensamento Econômico, Metodologia das Ciências Econômicas, e outros, sendo reconhecido pelos estudantes por sua excelência acadêmica e alto grau de exigência e proficiência nos estudos.

 

Na academia, o professor Boianovsky publicou nas principais revistas científicas em História do Pensamento Econômico no mundo, como as revistas Journal of the History of Economic Thought e a History of Political Economy. No Brasil, recebeu diversas vezes a premiação máxima da Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC) e foi reconhecido participante de inúmeros congressos, seminários, debates acadêmicos de associações da área de História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico Brasileiro. O professor Boianovsky estava em plena atividade intelectual, publicando artigos até o último minuto de vida.

 

Mauro deixa dois filhos, Ilana e Daniel Davi, e uma neta, Isabela. A comunidade acadêmica expressa à família de Mauro Boianovsky os mais respeitosos sentimentos e compartilha da dor da perda do professor e espera que seu legado intelectual perdure e continue como exemplo aos futuros pesquisadores da Instituição.

 

 

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB)

Face lamenta a morte do professor Mauro Boianovsky