Lançamento: Relações Brasil-Bolívia, A Construção de Vínculos


Auditório do Instituto de Relações Internacionais 17:00 - 00:00:00 27/03/2024 - 27/03/2024

Nesta quarta, 27 de março, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel-Unb), promoverá o lançamento do livro Relações Brasil-Bolívia, A Construção de Vínculos. O evento contará com a participação do autor, Walter Sotomayor, e do docente e pesquisador do IREL, Daniel Jatobá.

Contexto:

O jornalista e historiador boliviano Walter Sotomayor chegou ainda jovem no Brasil, em 1971, e dedicou boa parte dos seus interesses em estudar as relações Brasil-Bolívia e suas diversas fases. Um dos frutos do seu trabalho, o livro Relações Brasil-Bolívia, A Construção de Vínculos, relata quase um século de aproximações e distanciamentos entre os dois vizinhos.

O livro é resultado de pesquisas nos arquivos do Arquivo Nacional e do Itamaraty em Brasília, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, em biografias, depoimentos e bibliografia sobre o assunto. Trata-se de um trabalho que aborda o estabelecimento de laços mais consistentes de integração entre dois países que tem uma fronteira de 3.141 km, a maior para ambos. Apesar disso, foi somente a partir do governo de Getúlio Vargas que o Brasil passou a ter um interesse maior na Bolívia em virtude da participação brasileira nas negociações de paz entre a Bolívia e o Paraguai que pôs fim à Guerra do Chaco (1932-1935).

Em um tempo em que para ir de La Paz ao Rio de Janeiro era necessário enfrentar uma viagem de trem desde as alturas andinas até Buenos Aires e de lá enfrentar outra em navio até a então capital brasileira, Brasil e Bolívia assinaram um tratado que previa a venda de petróleo boliviano e a construção de uma estrada de ferro para vincular os dois países.

O livro tem como pano de fundo os acontecimentos como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e a relação dos dois países com Argentina e Estados Unidos. Somente 60 anos depois, em 1999, a Bolívia começaria a exportar gás (em vez de petróleo) ao Brasil, dando sequência a essa iniciativa.

Sobre os debatedores:

Walter Sotomayor é Mestre em Ciências Sociais, no CEPPAC, UnB (2015). Possui bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Brasília (1979) e em Filosofia pela Normal Superior Nacional Católica (Cochabamba, Bolívia). Jornalista com 36 anos de exercício profissional, especialmente na cobertura jornalística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e de eventos internacionais, como repórter e editor nos jornais Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Gazeta Mercantil e como correspondente no Brasil das agências internacionais de notícias UPI, Ansa, Notimex e AFP. Foi também assessor e consultor de imprensa de empresas privadas, organismos internacionais e entidades representativas. No setor público foi assessor de imprensa do Ministro do Turismo e duas vezes assessor especial do ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. É autor de dois livros sobre Relações Brasil-Bolívia.

Luiz Daniel Jatobá é Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB). Doutor em Ciência Política (IESP/UERJ, 2011), Mestre em Relações Internacionais (UnB, 2003), Especialista em Relações Internacionais (UnB, 2000) e Bacharel em Direito (UniCEUB, 1999). É um dos líderes do Núcleo de Estudos Latino-americanos (IREL/UnB), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenador do Projeto de Extensão Laboratório de Estudos Diplomáticos (IREL/UnB). Principais áreas de interesse: Teorias das Relações Internacionais; História das Relações Internacionais; Teorias da Democracia; Teorias da História; Metodologia Científica; Política Comparada; Análise de Política Externa; Gênero e Raça nas Relações Internacionais; Cinema, Literatura e História.

· Data: Quarta-feira, 27/março, as 17h.

· Local: Auditório do IREL/UnB.

Lançamento: Relações Brasil-Bolívia, A Construção de Vínculos