UnB Notícias
Mostra fotográfica | Cemitério das Artes de Morille
O Ciclo de exposições e debate Memória do futuro: Cemitério de Arte de Morille propõe aproximar o público brasileiro ao projeto realizado desde 2005 na cidade de Morille, província de Salamanca (Espanha), lugar de intersecção ou “encruzilhada” em que são enterradas, a cada ano, peças de caráter artístico que apontam para uma série de questões referentes à posição e situação dos discursos sobre a literatura e a arte no século XXI, todas sublinhando as sutis fronteiras entre a vida e a morte, o sério e o jocoso, o duradouro e o efêmero, o passado e o futuro e a invenção e preservação de uma memória ativa através da imaginação criadora.
O Ciclo se estrutura como atividade do projeto de extensão Seminário de Estudos de Recepção e Intertextualidade e conta na sua organização com a participação de discentes ligados ao Grupo de Pesquisa Estudos de Recepção e Intertextualidade (POSLIT/UnB).
As peças enterradas no Cemitério de Arte instigam a reflexão sobre o papel das poéticas da arte no mundo contemporâneo, através de micro-performances que colocam em relação os discursos sobre a vida, a literatura e a arte, o papel dos museus e da práxis curatorial e as estratégias processuais que entrecruzam os discursos sobre a poesia, a filosofia, a estética e a economia política, o que envolve tanto a produção como a circulação e a fixação das poéticas da arte no século XXI (com atenção especial para a poesia como centro da atividade artística tomada como experiência vívida de um tempo fluido e em curso).
Inserido numa área natural de considerável valor ambiental e paisagístico, a particular localização do Cemitério de Arte de Morille produz um jogo acrescido entre arte e paisagem, preservação e intervencionismo. Levando em consideração a posição epistemológica, mas também geográfica (fronteira da Espanha com o mundo luso-ocidental) do Cemitério de Arte de Morille, este projeto propõe abrir um diálogo multidisciplinar que se estende a Brasília e ao Brasil a partir da apresentação do Cemitério a um público multifacetado, provocando uma reflexão a partir dos seus responsáveis bem como de pesquisadores brasileiros convidados.
Como uma das atividades do Ciclo, haverá uma exposição fotográfica com seleção de imagens tanto do espaço natural onde está instalado o Cemitério das Artes, como de diferentes processos funerários. Algumas destas fotografias são obra de artistas reconhecidos e outras, embora de caráter anônimo, pela sua eficácia, já fazem parte da reconhecível trajetória histórica deste peculiar Museu-Mausoléu. A exposição oferece uma síntese do Projeto Cemitério de Arte ao longo do tempo relacionada com a Mostra de Vídeos.
Abertura da exposição: 17/10 (quinta-feira): 19hs.
Local: Instituto Cervantes de Brasília.
Período de realização: 17/10 a 29/11 novembro.