UnB Notícias
Pesquisa Povos Originários e suas Infâncias
O Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias (OPOInfâncias/CEAM/UnB) lança, em 10 de outubro, na 330ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a pesquisa Povos Originários e suas Infâncias – resultados, recomendações e propostas.
A pesquisa foi discutida e desenvolvida, ao longo de mais de dois anos, com a participação de cerca de 104 pesquisadores indígenas e não indígenas, com objetivo de investigar as condições de vida das crianças indígenas, por meio de estudos de campo nos estados em Amazonas, Distrito Federal e Mato Grosso e análise situacional de Roraima, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
O estudo realizou um levantamento de indicadores sociais, legislação e políticas públicas temáticas, sobre crianças e adolescentes indígenas. Financiada pelo mandato da Deputada Federal Érika Kokay e motivada pela crise humanitária enfrentada pelos povos Yanomami e Ye’Kwana, em abril de 2022, a pesquisa buscou compreender as realidades enfrentadas pelas crianças indígenas, com foco em suas experiências cotidianas, direitos e contextos culturais.
SERVIÇO
Lançamento da pesquisa Povos Originários e suas Infâncias, na 330ª Assembleia Ordinária do Conanda
Data: 10/10/2024
Horário: 10h
Endereço: SCS - Setor Comercial Sul - Quadra 09, Lote C, Torre A - Edifício Parque Cidade Corporate, Sala Plenária, 10º andar, Brasília-DF, ao lado do Shopping Pátio Brasil
Evento presencial (não haverá transmissão on-line)