UnB Notícias
6º Corpo, Cena e Afroepistemologias
Com a perspectiva de discutir, refletir e projetar pesquisas afrorreferenciadas nas Artes Cênicas, acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, na UnB, a 6º Edição do Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias.
O evento é uma realização dos grupos de estudos Cena Sankofa (UnB) e Catarse (UnDF), coordenado pelos professores Jonas Sales e Franciane Kanzelumuka, respectivamente. É um encontro de pesquisadores, artistas, educadores e afins que discutem e se preocupam com os contextos contemporâneos que envolvem esses eixos do saber.
A programação contará com conferências, mesas de debates, oficinas e mostra artística aberta ao público de forma gratuita. Trará pesquisadores nacionais em diálogos com a comunidade artística-educacional para as reflexões do corpo em cena a partir de estéticas e referências afrodescendentes e indicando o estado das pesquisas e obras em artes cênicas no Brasil atual.
O Seminário, que tem o apoio do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB e da Universidade do Distrito Federal, prima pela valorização e incentivo pela pesquisa das Artes em diálogos com as culturas de raízes africanas no universo das artes do Corpo, em especial o teatro, a dança e a performance em seus diversos seguimentos. Com isso, insere-se também, caminhos de aprendizados e construção de saberes para profissionais dos meios da educação e na formação destes e de artistas da cena.
O evento deseja envolver pesquisadores(as) das artes cênicas e áreas afins, estudantes de graduação, atores, dançarinos, professores e estudantes da comunidade que tenham por tema de investigação as Manifestações Cênicas Afrorreferenciadas, desde a perspectiva da diáspora negra e as relações entre as dinâmicas da memória, ancestralidade e suas reinvenções, bem como suas recriações e perspectivas estéticas para cena.
Com isso, faz-se saber da importância em criar redes, entre pesquisadores e docentes de instituições do Brasil e possibilitar ampla visibilidade às pesquisas que estamos fazendo em Brasília e Distrito Federal. Tal evento aproxima a comunidade e estudantes de diversas instituições, contribuindo não somente para um diagnóstico do estado da arte da pesquisa sobre Afroepistemologias na região do DF e seu entorno, como também contribuindo para as redes de pesquisa, debate e promoção do conhecimento em nível nacional.
Para participar de toda a programação, as inscrições podem ser feitas pelo link disponível no perfil do evento no Instagram @afroepistemologias_.