UnB Notícias
IdA lamenta a morte da professora Maria Beatriz de Medeiros
Comunidade da UnB,
Recebemos a notícia da partida da professora Maria Beatriz de Medeiros, a querida professora Bia Medeiros. Professora, Artista, Pesquisadora de qualidade e energia ímpar, fundadora do coletivo Corpos Informáticos, foi professora do Departamento de Artes Visuais e aqui permaneceu por 30 anos, aposentou-se e continuou como pesquisadora do programa de pós-graduação em Artes Visuais. Bia foi professora, orientadora, amiga, e referência como artista.
Sua arte irreverente ocupa parte do terreno em frente ao novo prédio do IdA. Recordamos com saudade o dia no qual as Kombis começaram a fazer parte do nosso cenário. Uma turma de artistas do coletivo Corpos Informáticos desceu pela via da galeria Espaço Piloto em festa, uma das obras foi posicionada na esquina do prédio SG1 e ali ficou por alguns anos. Depois, quando conseguimos a posse do terreno destinado às artes no plano piloto da UnB, Bia comandou o Corpos Informáticos na alocação das Kombis naquele terreno e realizou a ArtLand Maria (SEM) Vergonha, que ainda hoje, a despeito da passagem do tempo e das intempéries climáticas, continua lá.
Bia fez o IdA e continuará fazendo parte de nós e da nossa história.
Nossos sentimentos aos familiares e aos amigos, e nossa gratidão eterna à Professora Bia Medeiros por toda a sua trajetória na Universidade de Brasília.
Fátima Aparecida dos Santos
Diretora do Instituto de Artes
