UnB Notícias
Pesquisa sobre jornada de professoras mães
Professoras da UnB que são mães estão convidadas a colaborar com o estudo A Jornada Invisível das Professoras da UnB: Maternidade, Trabalho Doméstico e Vida Acadêmica, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia (IP).
Este trabalho investiga as dinâmicas de gênero e maternidade no ambiente acadêmico, com foco nas professoras da Universidade de Brasília (UnB). O estudo aborda como a conciliação entre a carreira acadêmica, as responsabilidades familiares e o trabalho doméstico impacta a trajetória profissional das docentes, muitas vezes resultando em uma "dupla jornada".
Utilizando entrevistas semi-estruturadas com professoras, o trabalho busca entender as políticas institucionais de apoio à maternidade, como creches universitárias e licenças-maternidade, e avaliar sua eficácia no suporte às professoras. Além disso, o trabalho explora o conceito do "teto de vidro", identificando como barreiras estruturais e culturais ainda limitam o avanço das mulheres a cargos de liderança na universidade.
O estudo também reflete sobre a necessidade de políticas públicas mais robustas para promover a equidade de gênero e garantir um ambiente acadêmico inclusivo e acolhedor para as mães. A pesquisa oferece uma visão crítica sobre as limitações dessas políticas e propõe recomendações para um maior apoio institucional, com o objetivo de proporcionar condições mais igualitárias para o desenvolvimento profissional das mulheres na academia.
Participe da pesquisa clicando no link do formulário: https://forms.gle/eHjKrSj2CNb3qTZt9
