UnB Notícias
1º Seminário de Ecoperformance
O 1º Seminário de Ecoperformance é uma cooperação do Departamento de Artes Cênicas e Instituto de Artes da Universidade de Brasília com o CineFestival Internacional de Ecoperformance [https://www.ecoperformance.art.br/].
Em sua primeira realização no Distrito Federal, o projeto é "uma resposta artística aos desafios ecopolíticas do século XXI” e traz uma programação abundante e diversificada formada por 38 curta metragens de 23 países, uma mostra de filmes de cineastas do Centro-Oeste, palestras, oficinas e mesas de debate.
O seminário terá início nos dias 16 e 17 de junho no campus Darcy Ribeiro da UnB. Conta com palavras de boas vindas das professoras Giselle Rodrigues Britto e Nitza Tenenblat e uma palestra dos diretores do CineFestival Internacional de Ecoperformance, a coreógrafa Maura Baiocchi e o diretor Wolfgang Pannek.
A programação do primeiro dia inclui uma mostra internacional de curta-metragens apresentados em duas sessões, às 12h e às 18h, e uma oficina que introduz à Ecoperformance conduzida pelos diretores do CineFestival.
O segundo dia traz a mesa de debate Ecoperformatividades: novas ecologias nas artes performativas e audiovisuais contemporâneas com a participação de professores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás e artistas de Brasília, Goiânia e São Paulo.
Sob o título Eco[po]éticas do Centro-Oeste, o programa cinematográfico é composto por sete curta-metragens que exploram poeticamente as relações entre o corpo e o meio ambiente do Cerrado e vem acompanhado por uma roda de conversa entre os cineastas.
Nos dias 20 e 21 de junho, a quinta edição do CineFestival Internacional de Ecoperformance terá lugar no Cine Brasília com duas sessões diárias gratuitas, das 18 às 20h e das 20h às 22h.
A programação artística do festival dividida em Eco[po]éticas, Eco-Dramas, Eco-Animações e Eco-Documentários é destinada às obras de artistas interdisciplinares que investigam as tensões entre ambiente, corpo, ancestralidade e memória em paisagens naturais, urbanas e virtuais.
