Lançamento | Livro Fédon ou Sobre a Alma, com tradução de Gabriele Cornelli


Livraria da Travessa, Casa Park, Brasília 19:00 - 21:00:00 03/09/2025 - 03/09/2025

A Companhia das Letras e a Universidade de Brasília tem o prazer de convidar para o lançamento do livro Fédon ou Sobre a Alma, de Platão, com tradução, introdução e notas de Gabriele Cornelli, professor titular da Universidade de Brasília.

 

O lançamento acontece em 3 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Casa Park. Haverá sessão de autógrafos.

 

 

Sobre o livro

Uma nova tradução de um dos textos mais clássicos do pensamento ocidental, ao mesmo tempo rigorosa, que leva em conta séculos de estudos platônicos, e acessível, com uma fluência para leitores não versados em filosofia.

 

Um acontecimento dramático serve de ponto de partida para este clássico central à cultura e filosofia grega: Sócrates está às vésperas de sua morte, após ter sido condenado a beber veneno. Platão, seu discípulo, recria esse momento angustiante e belo em uma série de discussões que abrangem temas éticos, políticos, metafísicos e de teoria do conhecimento. No palco desse último dia, Sócrates se move, encontra familiares e amigos, prepara seu corpo para a morte, ri, se permite gestos de carinho, fica longamente em silêncio, e, finalmente, toma o veneno. “Acreditamos que a morte seja algo?” Essa é a pergunta com que Sócrates inicia sua discussão com os amigos, em seu último dia no corredor da morte. Sócrates fala da morte, como era de se esperar para o momento. Ou melhor, fala da vida após a morte. Sócrates quer provar que a morte não é o fim para um ser humano ou algo que um filósofo deva temer. Contudo, no Fédon, a morte não é somente discutida. Ela é também, e sobretudo, representada.

O corpo de Sócrates que morre embaralha o discurso filosófico. A lógica dos argumentos esmaece, por vezes, na frente do desejo de persuadir e consolar os amigos. Premissas indemonstradas sustentam com dificuldade provas circulares. Os mitos vêm em socorro à fragilidade das provas e exorcizam o medo infantil que habita em cada um. Suas imagens, sua poesia, renovam a esperança de que haverá justiça no além, de que há uma continuidade entre este mundo e aquele, entre esta vida e a outra vida, depois da morte. A promessa é que todo o bem realizado, uma vida dedicada à filosofia e aos outros, valeu. O filósofo, tão desprezado na Atenas de seu tempo, viverá para sempre  feliz. E nisso “é belo acreditar”.

Lançamento | Livro Fédon ou Sobre a Alma, com tradução de Gabriele Cornelli