UnB Notícias
Aula Memória, 30 anos depois - Roque Laraia
O livro "Cultura: Um Conceito Antropológico", de Roque de Barros Laraia, publicado no ano de 1986 pela Editora Jorge Zahar, foi um marco no estudo da Antropologia e da Cultura. No livro, o autor afirma que todas as culturas estão sempre em constante mudança, demonstrando a importância de se entender tal processo, já que se poderá ser mais tolerável aos novos comportamentos e, além disso, com os comportamentos de outras culturas.
Para discutir este e outros conceitos de cultura, além de aprofundar a importância do livro "Cultura: Um Conceito Antropológico" nesta discussão, estaremos conversando com o professor Roque de Barros Laraia na Aula Memória que se realizará nesta segunda feira, 13 de março de 2017, na Livraria do Chico, a partir das 10 horas da manhã.
Sobre o Autor:
Roque de Barros Laraia nasceu no dia 15 de setembro de 1932, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais em 1959 e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Obteve seu título de doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo em 1972 orientado por Florestan Fernandes. Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.