
O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Brasília recebeu nota 5 – a menção máxima – em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A análise foi realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro em visita à Faculdade UnB Gama (FGA). O exame tem o objetivo de reconhecer e examinar as graduações do país.
Criado em 2008, o curso foi o primeiro de Engenharia de Software do Brasil e o primeiro da FGA a receber o conceito máximo na avaliação. Ele também recebeu nota máxima na avaliação do Guia do Estudante 2016.
Para o vice-diretor da FGA, Augusto César Brasil, a nota é um reconhecimento para o campus. A menção máxima foi alcançada após outros três cursos da faculdade chegarem próximo da nota 5 na mesma avaliação. “Foi uma grata surpresa. O sentimento é de orgulho e de segurança de que estamos fazendo o trabalho certo”, aponta.
A comissão avaliou positivamente aspectos da organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. Foram analisados itens como Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais.
O comprometimento do corpo docente, discente e do corpo diretivo e técnico mereceu destaque no relatório de avaliação. Houve ainda referências à infraestrutura da faculdade: “a qualidade dos laboratórios e os consequentes serviços prestados, o acervo bibliográfico do curso e outros espaços usados pelos docentes e discentes (salas de aula, gabinetes de professores)”.
A menção “concretiza o que foi idealizado há 10 anos”, conta o coordenador do curso, Paulo Meirelles. Ele ressalta ainda, entre os diferenciais do curso, a integração com as demais engenharias da FGA (Aeroespacial, Automotiva, Eletrônica e Energia), a base teórica qualificada – todos os ingressos na faculdade cursam um ciclo básico comum, antes de escolherem qual das cinco habilitações seguir – e a localização geográfica privilegiada, uma vez que o Distrito Federal está entre os principais mercados de software do país, o que permite convênios importantes para o curso.
Paulo Meirelles destaca também os projetos e parcerias com os Ministérios das Comunicações, da Defesa, e do Planejamento, com a Presidência da República, e com outras universidades nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), principal polo de tecnologia do mundo.