![](/images/Noticias/220116_encontro1.jpg)
Alunos de instituições públicas e privadas de Ensino Superior participaram do 39º Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEF), na Faculdade de Saúde. Durante toda a semana, cerca de 250 estudantes de graduação debateram temas relacionados à situação acadêmica do curso e à participação efetiva da área na saúde pública.
Pela primeira vez, o encontro estudantil foi realizado em Brasília. A qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), seus avanços e retrocessos também entraram na pauta das discussões.
Os temas das palestras e mesas-redondas contemplaram a atuação do profissional no mercado de trabalho, estruturação acadêmica dos cursos, análise da grade curricular, estágio complementar e pesquisas/descobertas de áreas relacionadas à Farmácia.
![](/images/Noticias/220116_encontro2.jpg)
ACOLHIMENTO – Alojados em barracas, em acampamento no estacionamento da Faculdade de Saúde, os alunos criticam as instalações oferecidas. Para Pamella Bitencourt, estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), "apesar da estrutura física não ser das melhores, o encontro ocorre de forma muito positiva".
Segundo Gabriel Viégas, ex-aluno da UnB e um dos coordenadores do ENEF, o encontro estudantil não teve todo o apoio institucional solicitado pelos organizadores. Eles pretendiam, por exemplo, utilizar as instalações do Centro Comunitário Athos Bulcão, porém, o espaço encontra-se em reformas. Mesmo assim, o egresso agradece o auxílio do decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e da Faculdade de Saúde, que contribuíram com a gratuidade da alimentação e a disponibilidade dos auditórios, respectivamente.