A UnB se mantém entre as seiscentas melhores universidades do mundo, segundo a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A medição é realizada anualmente, e desde 2012 Universidade de Brasília subiu oito posições entre as melhores na América Latina, passando da 25ª posição para a 17ª. No ranking nacional a UnB é a décima instituição mais bem posicionada.
Dentre os indicadores adotados pela QS para a medição mundial, a reputação acadêmica tem a maior carga na pontuação, respondendo por 40% do total. Os outros parâmetros são reputação dos empregadores (10%), relação de número de estudantes estrangeiros por faculdade (20%), citações por faculdade (20%), presença de estudantes internacionais (5%) e presença de professores e pesquisadores estrangeiros (5%).
O reitor Ivan Camargo se declara feliz com o posicionamento da UnB, mas não satisfeito. “Temos uma grande equipe, na administração superior e em todas as unidades, plena e constantemente dedicada à qualidade do nosso ensino e pesquisa, e esses rankings nos sinalizam sobre nosso desempenho”, declarou. “Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais”.
A QS pesquisa 3 mil universidades em todo o mundo e classifica as 800 melhores instituições.
Para saber mais:
A metodologia aplicada pela Quacquarelli Symonds para a mensuração em nível mundial
Ranking da Folha mantém UnB entre as melhores do país
UnB sobre quatro posições em ranking de universidades latino-americanas