ACERVO

Presidente do Conselho Nacional de Educação visita Reitoria em busca de auxílio na gestão de acervo documental histórico

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

Representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Universidade de Brasília se reuniram na manhã desta terça-feira (26) no prédio da Reitoria. No centro das discussões esteve a efetivação de uma parceria para melhorar a gestão do acervo documental do CNE.

 

Único depositário de legislação sobre educação no Brasil, o arquivo sediado na 607 Sul está em estado precário, segundo o presidente do Conselho, Gilberto Gonçalves Garcia. A escassez de recursos físicos, materiais e humanos tem contribuído para a fragilização dos processos de guarda e conservação do acervo.

 

Professora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Simeão visitou o local e constatou a relevância dos documentos armazenados. “São materiais historicamente ricos, há registros de importantes discursos de personalidades brasileiras. A organização e a coleção são bem feitas, porém, não há um catálogo de informações, o que é um problema. A dimensão do que existe está apenas na cabeça das pessoas que lá trabalham”, avalia.

 

Gilberto Garcia considera inaceitável que a guarda destes elementos do patrimônio nacional permaneça sendo feita de maneira inadequada. “Há uma grande demanda por essas informações por parte de pesquisadores, estudantes e outros setores da sociedade. Mas, no momento, não temos condições de garantir um acesso seguro ao acervo”, lamenta.

 

Na reunião, o reitor Ivan Camargo assinou um ofício que formaliza as intenções entre CNE e UnB. Por meio de docentes e pesquisadores, a Universidade pretende contribuir com orientações estratégicas ao Conselho. A elaboração conjunta de um diagnóstico dos procedimentos a serem tomados também está em pauta. A partir de então, o CNE poderá traçar um plano de ação a ser apresentado ao MEC.

 

No encerramento do encontro, Gilberto Garcia agradeceu à Universidade pelo apoio. O secretário-executivo do CNE, Rodrigo Lamego, ouviu das docentes da Faculdade de Ciência da Informação orientações sobre procedimentos emergenciais para manutenção do arquivo. Por ora, o acervo permanecerá fechado.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.