Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da Faculdade de Planaltina (FUP) foram aprovados no final de abril pela Capes. É o primeiro programa de mestrado da FUP aprovado com nota 4 pela instituição, e o doutorado será o primeiro ofertado pela Faculdade.
O processo seletivo acontece no próximo mês para início das aulas em agosto. Serão ofertadas 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado. Uma segunda seleção está prevista para o final do ano para formar a turma de 2016. A partir daí as entradas serão anuais.
Para o professor Ludgero Vieira, coordenador dos dois cursos, essa aprovação é muito importante e trará mais estímulo aos professores da FUP que estão interessados em desenvolver pesquisas de qualidade.
Ludgero explica que o curso de Ciências Ambientais é bastante amplo e tem um caráter interdisciplinar. “Envolve disciplinas das geociências, química, economia ambiental, ecologia, entre outras, e a proposta é formar pesquisadores que atuem de forma mais integrada dentro da problemática ambiental”, afirma.
Os cursos possuem duas linhas de pesquisa: Modelagem ambiental e Manejo e conservação de recursos naturais e é composto por 14 docentes.
A Faculdade de Planaltina tem mais três cursos de mestrado: Ciência de Materiais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Gestão Pública.
“A FUP tem uma aptidão muito grande para ensino e extensão e agora, com esses programas de mestrado e doutorado, estamos dando o pontapé inicial para a área de pesquisa, que agora vem com mais cobrança e responsabilidade”, pondera o professor.
Luis Antônio Pasquetti, diretor da Faculdade de Planaltina, ressalta a importância da aprovação. “Estamos consolidando nosso campus com o avanço nas pesquisas que virão agora de pós-graduação”.
“Estamos fechando um ciclo, pois temos cinco cursos de graduação. Esse será o quarto curso de mestrado e o primeiro de doutorado. É um marco importante para a FUP”, completa o diretor.
Confira aqui o edital de seleção do programa.
A FUP – A Faculdade de Planaltina foi inaugurada no ano de 2006 e faz parte do planejamento estratégico de expansão da Universidade de Brasília que visa não só a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para a população do DF e Entorno como também a implantação de cursos superiores comprometidos com o desenvolvimento regional.
A FUP conta com cinco cursos de graduação: Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Educação do Campo e Ciências Naturais (diurno e noturno).