ENSINO

Evento marca apresentação de software desenvolvido em laboratório da Faculdade de Educação. Cientistas lançam livro sobre o uso de games

Foto: Embaixada do Canadá

 

Durante o seminário “Gamificação como Estratégia Educativa”, realizado na quarta-feira (22), no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, foi apresentado o projeto Siga - Sistema de Gamificação e Aprendizagem.

 

Desenvolvido pelo Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação, o software educativo busca unir experiências construídas ao longo do projeto e auxiliar na formação de professores do ensino fundamental.

 

No evento, foi lançado ainda o livro Gamificação como Estratégia Educativa, que relata a elaboração e a aplicabilidade dessa forma de ensino. A obra é um dos produtos finais de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e pelo International Science and Technology Partinerships Canada (ISTP Canada).

 

Resultado de uma missão acadêmica iniciada em 2012, o livro tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dessa estratégia de ensino no desenvolvimento de softwares educativos.

 

“A gamificação apresenta um potencial não explorado no campo da educação formal”, explica Gilberto Lacerda, coordenador do Laboratório Ábaco e docente da Faculdade de Educação.

 

De acordo com o cientista canadense Richard Gagnon, colaborador do projeto, a gamificação é o uso de estratégias de jogos em situações de aprendizagem de conteúdos complexos, a fim de tornar a aprendizagem mais dinâmica e efetiva para o aluno.

 

No livro, é apresentado um conjunto de textos inéditos sobre o tema em que o emprego em situações de educação formal é inovador.

 

Participam ainda da atividade o reitor Ivan Camargo e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Claimovich Guralnik.

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