SUSTENTABILIDADE

Seleção para pós-graduação junto a povos e terras tradicionais atrai 190 candidatos. Atividades do mestrado inovador começam em maio

O edital de abertura da seleção do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT) foi lançado em dezembro de 2014, com oferta de 30 vagas, sendo 27 para candidatos residentes no país e 3 para candidatos indígenas ou maroons (comunidades negras rurais) oriundos do Suriname e/ou do México, em razão de acordos de cooperação específicos firmados entre a Universidade de Brasília, a Universidade Anton Kom, do Suriname, e a Universidad Veracruzana, do México.

Entre as 27 vagas destinadas a candidatos residentes no país, 15 foram reservadas para indígenas e quilombolas, para quem serão concedidas bolsas de estudo. As 12 restantes foram destinadas à ampla concorrência, para candidatos originários de povos e comunidades tradicionais ou não.

Em resposta ao edital, foram apresentadas 190 candidaturas, das quais 30 de candidatos que se autoidentificaram como indígenas, 45 como quilombolas e, entre as inscrições para as vagas de ampla concorrência, foram identificados geraizeiros, pomeranos, extrativistas e camponeses. Para as vagas de residentes no exterior, concorreram duas maroons do Suriname. O resultado da seleção pode ser consultado aqui.

Criado em 2011 pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), o MESPT é uma iniciativa inovadora, no campo da pós-graduação, orientada pela perspectiva de promover o diálogo de saberes (acadêmicos e tradicionais) em favor da sustentabilidade.

A iniciativa lança luz sobre a diversidade epistemológica e visa contribuir para a superação de um quadro histórico de negação ou subalternização de outros sistemas de conhecimento, para além da ciência, que podem guardar respostas fundamentais para o enfrentamento de problemas contemporâneos, dentre eles o desafio da sustentabilidade.

As atividades letivas do MESPT terão início em maio. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..