A Universidade de Brasília divulgou o edital do primeiro vestibular para o curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua. No total, são ofertadas 30 vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2015. A licenciatura será realizada no campus Darcy Ribeiro e deve formar professores para o ensino de Libras.
“É uma ação de extrema relevância para as políticas de inclusão social que a UnB tem protagonizado na agenda nacional”, defende a diretora técnica do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Maria de Fátima Brandão.
De acordo com a professora, a demanda pelo curso é afirmada pela Lei de Libras, que define a inserção do curso nas universidades públicas. O projeto ainda teria sido fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições estarão abertas entre 27 de novembro e 8 de dezembro, apenas na página do Cespe. A taxa de participação é R$ 120,00. Para aqueles que não tiverem acesso à internet, a instituição disponibilizará computadores, durante o período de inscrições, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
O vestibular será realizado por meio de prova objetiva e de redação. As avaliações estarão disponíveis em Língua Portuguesa e em Língua Brasileira de Sinais - o candidato poderá optar por uma das alternativas. As provas estão previstas para ocorrerem em 18 de janeiro de 2015. A expectativa é de que o vestibular seja realizado anualmente.
MERCADO DE TRABALHO - Para o coordenador do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Ppne) da UnB, José Roberto Fonseca Vieira, a licenciatura em Libras vem em boa hora. “Há uma demanda grande pelo profissional de Libras, especialmente no setor público, pois são poucos os profissionais”, aponta o servidor da UnB.
De acordo com José Roberto, a graduação na universidade também deve qualificar a atuação do intérprete de sinais. “Até então os profissionais tinham apenas uma formação técnica, agora será possível que graduados entrem no mercado para concorrer a vagas em empresas públicas e privadas”, avalia.
O gestor do Ppne ressalta ainda a implantação da graduação como estratégia para fomentar novas carreiras na área. “Esse curso vai além das fronteiras da UnB. O curso universitário pode ser um impulso para que outras instituições venham a oferecer. Isso deve disseminar a profissão”.
* com informações da Assessoria Técnica do Cespe
SERVIÇO
Vestibular: Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua
Vagas: 30
Inscrições: entre 27 de novembro e 8 de dezembro
Taxa de inscrição: R$ 120,00
Provas: 18 de janeiro de 2015
CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe – telefone (61) 3448 0100.