VOLTA ÀS AULAS

Universidade de Brasília estrutura rede para acolhimento acadêmico

Foto: Murilo Abreu/UnB Agência

 

A institucionalização do programa Rede de Acolhimento, coordenado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB), pretende, a partir deste semestre letivo, integrar iniciativas de apoio aos estudantes. As ações previstas incluem o diagnóstico precoce de possíveis dificuldades vivenciadas pelos alunos e o seu enfrentamento por meio de apoio acadêmico integrado aos serviços de enfoque social, psicológico e de saúde oferecidos pela Universidade de Brasília.

 

A primeira atuação da rede está no mapeamento de alunos que necessitam de algum tipo de suporte nos estudos. A medida é acompanhada da expansão das atividades de tutoria e monitoria em disciplinas com alto índice de reprovação. “Essa estruturação é crucial para garantirmos sucesso em todo o processo de formação e reduzirmos a evasão”, avalia o professor Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação.

 

A estratégia para melhorar o rendimento acadêmico também inclui o estímulo à interação com o professor orientador e o planejamento da trajetória acadêmica. “Queremos fortalecer o papel do docente como orientador em um sentido mais amplo do termo”, diz a professora Cynthia Bisinoto, coordenadora-geral da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA/DEG). “As ações serão sempre mais preventivas que remediativas”, explica a professora.

 

Segundo o DEG, o acompanhamento institucional deve ocorrer, em especial, nos dois primeiros anos de curso, quando as desistências e os abandonos são mais comuns. A avaliação do decano Mauro Rabelo é a de que minimizar o desligamento é uma tarefa menos árdua que a de reintegrar o estudante.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O dirigente reforça a necessidade de que o aluno seja informado sobre os serviços desde o acesso à universidade. Ele recomenda a leitura atenta do Guia do Calouro, atualizado todos os semestres, e a participação nas atividades de boas-vindas.

 

Além da área acadêmica, a rede envolverá unidades como a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep/IP), a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e o Centro de Informática (CPD).

 

ENSINO INOVADOR – Os gestores do DEG também apostam em aulas e atividades acadêmicas mais atrativas para aguçar o interesse dos estudantes. Quatro salas do novo Bloco de Salas de Aula Norte (BSA Norte) serão dedicadas à experimentação de novas metodologias de ensino e aprendizagem. “Entendemos que hoje é necessário ir além do modelo tradicional de aula expositiva”, diz Rabelo.

 

Outras novidades para o ano letivo serão anunciadas na recepção de boas-vindas aos professores. O encontro inédito, denominado “Pra Início de Conversa”, está agendado para a tarde do dia 6 de março, no auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito. O evento também será marcado pela apresentação de dados recentes sobre o perfil do estudante que acaba de entrar na UnB e pela palestra Potencialidades para inovação no processo de ensino-aprendizagem, a ser proferida pela professora Nara Pimentel, especialista em educação continuada e a distância.

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