MÉRITO

Graduanda Anna Carolina Lafetá recebe prêmio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília foi premiada no Simpósio Nacional/Jornadas de Iniciação Científica. A estudante do curso de Matemática Anna Carolina Lafetá conquistou a medalha de prata do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A cada dois anos, o IMPA, considerado o mais importante centro de Matemática da América Latina, realiza o congresso com os melhores alunos de iniciação científica da área no país.

Durante cinco dias, os estudantes mostram seus trabalhos para um comitê de renomados matemáticos que, ao fim do evento, premia as melhores apresentações. A edição de 2014 ocorreu em novembro, no Rio de Janeiro.

A UnB foi representada por três alunos: Alexandre do Nascimento Oliveira, Pedro Vitor Rodrigues e Anna Carolina Lafetá. A estudante Anna Carolina recebeu a premiação pelo trabalho intitulado: “Sobre o comportamento aritmético de funções transcendentes”.

A aluna explica que o estudo aborda funções transcendentes e como elas se portam quando aplicadas em números algébricos. Anna Carolina conta que a participação no congresso a fez conhecer graduandos de outras universidades, aprender com outros trabalhos, além de ter sido uma boa experiência para a sua vida acadêmica. “Foi a primeira vez que participei desse evento, por isso, ganhar a medalha de prata é uma surpresa pra mim; fiquei muito feliz porque o prêmio é concedido por um instituto de grande relevância”, comemora.

Segundo o professor do departamento de Matemática da UnB Diego Marques, orientador do trabalho da aluna, a área tem crescido bastante no país e também na Universidade de Brasília. Recentemente, o curso atingiu a nota máxima na avaliação da Capes.

“Ter alunos da UnB neste congresso é bastante interessante e positivo, porque os melhores alunos das melhores universidades do país estão lá”, ressalta o professor. “E ter o trabalho da Anna entre os melhores do congresso é uma honra para todos nós, destaca a UnB no cenário nacional e na iniciação científica”.

O professor conta que foram avaliados cerca de 80 trabalhos no congresso. Além da premiação do segundo lugar, Anna Carolina ganhou a oportunidade de fazer um curso de verão no Instituto de Matemática Pura e Aplicada.