Para tornar mais ágil o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior, a Universidade de Brasília acaba de adotar novas regras.
Entre as principais mudanças, está a criação de uma comissão de avaliação formada por cinco professores, a Comissão de Reconhecimento de Diplomas (CRD).
“Antes, cada diploma era avaliado separadamente por professores de cada curso, dando margem a interpretações divergentes para casos semelhantes. Em média, cada processo levava um ano para ser concluído”, explica o professor Tomás de Aquino Guimarães, presidente da comissão.
“Com a uniformização, espera-se reduzir o prazo de resposta para até três meses”, destaca.
Segundo o professor, além da redução do tempo médio de avaliação dos diplomas, a nova resolução deixa mais claros os critérios usados pela UnB. De acordo com ele, três requisitos são levados em consideração na hora de reconhecer os títulos. São eles: reputação da instituição que emitiu o diploma, qualidade do curso e mérito acadêmico do trabalho de conclusão.
Outra condição é que os diplomas devem ter sido obtidos em cursos presenciais com equivalentes na UnB.
A nova resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 11 de dezembro e passa a valer neste ano.
Interessados no reconhecimento devem procurar a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e apresentar, entre outros documentos, cópia do diploma e da identidade, além de formulário de solicitação preenchido.
A lista completa dos documentos exigidos pode ser conferida na própria resolução. A solicitação pode ser feita neste semestre em data a ser divulgada no site da SAA. A previsão é que os pedidos comecem a ser recebidos em março ou abril.
Outras informações pelo telefone 3107-0521 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..