Único no Distrito Federal e um dos melhores cursos de graduação do país. Essas são distinções da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília, avaliada este mês com nota 5 - a máxima possível - pelo Ministério da Educação. A menção faz parte de processo de renovação de reconhecimento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
A avaliação considera três aspectos centrais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Em todos os quesitos o curso registrou bom desempenho. A comissão do MEC esteve na Universidade de Brasília em setembro e visitou a nova sede do Instituto de Ciências Sociais (ICS), localizada entre a Faculdade de Direito e a Colina. Salas de aula, laboratórios, coordenação de estágios e biblioteca estão entre os espaços inspecionados.
Para a coordenadora de Licenciatura do ICS, Haydée Caruso, o desempenho reflete avanços recentes e evidencia a qualidade dos professores do curso, todos doutores e contratados em regime de dedicação exclusiva. “A nova infraestrutura também tem peso importante. Ela impulsiona nossas atividades de ensino pesquisa e extensão. Além disso, temos um processo de reformulação do currículo, iniciado em 2012, que valoriza a licenciatura”, afirma.
Na análise da professora Haydée, a tendência é que o curso siga em aprimoramento. Ela destaca a conquista de apoio recente para o estimulo à docência. “Pela primeira vez conseguimos bolsas para o Pibid e o Prodocência. São avanços importantes”, diz em relação aos programas financiados pela Capes. A licenciatura em Ciências Sociais foi contemplada com dez bolsistas em cada um deles.
ATUAÇÃO – Desde 2008, lei nacional inclui a Sociologia como matéria obrigatória nos currículos do ensino médio. No Distrito Federal, a determinação existe desde 1999. Segundo a secretaria de educação local, os professores formados da UnB são maioria entre os que atuam nas escolas das regiões administrativas e na capital do país.
De acordo com Haydée Caruso, as disciplinas no ensino médio abordam sequencialmente assuntos introdutórios de antropologia, sociologia e ciência política. No âmbito do Pibid, hoje em curso na Licenciatura em Ciências Sociais, professores e estudantes são provocados a reflexões sobre temas como gênero, intolerância, racismo e desigualdade social.