Uma noite para ampliar a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na construção de um mundo mais sustentável. Agregando novas perspectivas à campanha #UnBeucuido, o cineasta Marcelo Díaz, a pedagoga Dyarley Viana e o fotógrafo João Paulo Barbosa participaram da cerimônia que recepcionou os calouros do período noturno, nesta segunda-feira (10), no campus Darcy Ribeiro.
“É extremamente importante a academia pensar em sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental, mas também numa perspectiva social. Que de vocês (calouros) nasçam pessoas com vontade de transformar a sociedade e de pensar no coletivo”, ponderou Marcelo.
Dyarley Viana, ex-catatora de materiais recicláveis, é protagonista do filme Restrutural, dirigido por Marcelo Díaz. Ela fez questão de exaltar esse olhar sobre o conceito. “Sustentabilidade é ser responsável pelo lixo que você produz, é ter boas relações com as pessoas, é compreender e respeitar o outro, é praticar a inclusão social, é não separar pessoas.”
A produção narra experiências de superação e de trabalho coletivo de pessoas que vivem na Estrutural, cidade a menos de 20 quilômetros do centro de Brasília, que surgiu nas proximidades de um lixão, atualmente considerado o maior da América Latina. O local aguarda a sua desativação definitiva, cumprindo as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Dyarley se formou em Pedagogia e hoje trabalha como educadora, atendendo a crianças e adolescentes em situação de risco. “Tenho muito orgulho de dizer que para chegar à graduação tive que trabalhar durante o dia no aterro, dormir dentro do ônibus, perder algumas aulas. Às vezes eu não conseguia fechar os dedos para segurar a caneta porque dava câimbra. Mas o importante é que eu consegui”, lembra.
TRAJETÓRIA - O fotógrafo João Paulo Barbosa agradeceu a oportunidade de compartilhar seus trabalhos com os estudantes que estão chegando à Universidade. “Sou verdadeiramente um filho da UnB. Minha mãe se formou na primeira turma de Direito, meu pai foi professor e eu tive a sorte de me graduar em História aqui também. É uma honra”, afirma.
Os trabalhos fotográficos de João Paulo Barbosa foram vistos em mais de 40 países, onde publicou livros e reportagens, principalmente na temática cultural e ambiental. Para os calouros, ele deixa o recado: “a vida está aí pela frente, tem muito o que se fazer, basta se identificarem com algo que toque o coração de vocês e se envolverem com temas que façam seus olhos brilharem”.
O reitor Ivan Camargo ressaltou a diversidade e a cultura da universidade. “Várias pessoas que passaram por aqui estão dando o seu recado e querem mostrar para quem chega a importância da UnB, da formação acadêmica e da vontade de transformar o mundo”.
A mensagem de boas-vindas do decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, foi de acolhida aos calouros. “Estou emocionado. Nós acreditamos em vocês e queremos que façam as suas histórias, sejam protagonistas e se espelhem nos exemplos que foram colocados aqui”.
A apresentação do Grupo da disciplina Prática de Choro fechou a cerimônia. A programação cultural do Boas-vindas continua até o dia 23 de agosto.