GRADUAÇÃO

Novo prazo vai até o dia 28 de abril. Valor das bolsas para alunos de graduação é de R$ 400

Secom UnB

Estão abertas, até 28 de abril, as inscrições para os seguintes editais de iniciação científica: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e o Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

O valor das bolsas oferecidas aos alunos é de R$ 400 mensais, com início em agosto deste ano e término em julho de 2017. As inscrições para o PIBIC podem ser feitas pela internet. O interessado em concorrer aos programas PIBIC-AF e PIBIT deve comparecer à secretaria do ProIC para se inscrever.

Não haverá atendimento presencial no período noturno, mas o sistema receberá inscrições até às 23h do dia 28. A secretaria do ProIC oferece atendimento e orientação de segunda a sexta, das 8h às 17h30.

O objetivo das iniciações científicas é contribuir para a formação e para o engajamento de professores e alunos de graduação em atividades de pesquisa. As bolsas incentivam alunos a fazer parte de pesquisas de forma à contribuírem para a formação de equipes de pesquisa, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

QUEM PODE SE INSCREVER - Alunos que pretendem participar de alguma modalidade dos programas de iniciação científica precisam ser selecionados por um orientador para desenvolver plano de trabalho em projeto de pesquisa submetido ao PIBITI, ProIC ou AF, além de possuírem currículo Lattes atualizado.

Aqueles que pretendem fazer parte de um PIBITI ou PIBIC precisam apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior ou igual a 3. Alunos que visam participar de um PIBIC-AF devem ter tido ingresso na Universidade pelo sistema de cotas para negros e indígenas, de cotas sociais ou pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação do MEC.

É exigido que o aluno não possua qualquer outra forma de remuneração. O acúmulo de bolsas com as da iniciação científica só é permitido com auxílio permanência ou bolsa de estágio não remunerado. No caso do estágio, é necessário que haja uma declaração da UnB, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, atestando que a realização do estágio não afetará a dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Os orientadores que queiram participar devem ser docentes do quadro permanente da UnB com titulação de doutor ou pesquisador colaborador, professor visitante, professor substituto, com título de doutor ou perfil equivalente, cujo período de permanência na Universidade coincida com o ano acadêmico da pesquisa. Excepcionalmente, serão aceitos professores permanentes com titulação de mestre.

Na seleção dos inscritos, será feita uma avaliação do perfil do orientador e da qualidade da proposta, que deve incluir um resumo do projeto de pesquisa do docente e o plano de trabalho do estudante.

Inscrições em iniciações científicas
Data: até 28 de abril