A Universidade de Brasília (UnB) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), firmaram parceria para a realização do curso de especialização em Gestão Judiciária. A aula inaugural da pós-graduação aconteceu nesta segunda-feira (3).
O curso foi estruturado com o objetivo de fomentar a geração, a aplicação e a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências gerenciais entre os servidores dos tribunais de justiça de todo o país. Essa é a primeira edição realizada no TJMG.
Durante a aula inaugural, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, falou sobre o compromisso da instituição com uma gestão mais eficiente. "Desafios não faltam na dura realidade dos dias atuais. É necessário pensar e repensar resultados e métodos de gestão. A atividade jurisdicional não pode mais ser dissociada do conceito de administração, ao contrário, ela precisa ser gerida com base na eficiência", defendeu o desembargador, lembrando ainda que o Planejamento Estratégico e a busca por soluções inovadoras são uma realidade no Judiciário.
O diretor do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da UnB, professor Alexandre Maduro-Abreu, deu as boas-vindas aos novos alunos da Universidade de Brasília e reafirmou o compromisso do corpo docente em superar as expectativas do TJMG e de todos os alunos quanto à excelência do curso.
"Percebemos a importância que o Tribunal de Justiça está depositando nessa parceria e estaremos empenhados em corresponder ao esperado de nós. O CPGIS possui como compromisso trabalhar pelo aprimoramento da gestão pública e privada, de modo sustentável. Trabalhamos para superar os obstáculos impostos pela burocracia e seus danos à gestão pública brasileira", afirmou o professor.
O curso de Especialização em Gestão Judiciária é uma iniciativa do CPGIS em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UnB. As aulas serão ofertadas na modalidade a distância para 200 alunos, entre magistrados, assessores e servidores do TJMG. O curso tem duração prevista de dez meses.