O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve na Universidade de Brasília para conduzir aula magna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM). O evento ocorreu na noite de 10 de outubro, no auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Além de Alckmin, participaram da cerimônia a reitora da UnB, Márcia Abrahão, e a coordenadora do PPGDSCI, a docente Maria de Fátima Makiuchi. Com o tema Desafios e Perspectivas da Política de NeoIndustrialização do Brasil, a aula tratou sobre os problemas na industrialização no país e as estratégias necessárias para aumentar a expressividade do setor no Produto Interno Bruto (PIB).
“Sobre a reindustrialização do Brasil, temos chamado de neoindustrialização brasileira. Partindo da análise dos problemas, nós tivemos uma desindustrialização há 40 anos, momento em que a indústria de manufatura participava com quase 22% do PIB. Ela foi reduzida para metade. Tivemos uma queda da taxa de investimento e da produtividade”, explica Alckimin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Alckmin explicou que é necessário investigar a causa do problema e citou que a análise pode começar pela tríade: impostos, juros e câmbio. Sobre as estratégias necessárias para melhoria, um dos pontos mencionados foi a necessidade de “estimular áreas estratégicas da economia para dar um salto industrial". "É preciso trocar o parque industrial e maquinário, com programas de incentivo, como o de depreciação acelerada”, destacou.
Confira a aula magna na íntegra, registrada pela UnBTV: