SE LIGA!

Vídeos explicam o conteúdo cobrado nas provas e dão dicas para candidatos na hora da avaliação

Candidatos podem aproveitar conteúdo explicativo sobre como conduzir os estudos para a avaliação. Imagem: Reprodução/UnBTV

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e a UnBTV lançaram recentemente a série Se Liga no PAS. Com vídeos curtos, o conteúdo explica as atualizações gerais implementadas a partir de 2023 nas Matrizes de Referência do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e em cada área do conhecimento abrangida na seleção, além de oferecer dicas para a realização das provas. Esta é uma forma de ajudar os candidatos a se prepararem para o exame.

>> Clique para acessar os vídeos da série

Umas das principais alterações foi a organização das matrizes em quatro áreas – matemática, linguagens, humanidades e ciências naturais –, em vez de em dez objetos do conhecimento.

“Quem for olhar a nova Matriz, poderá verificar qual conteúdo e o que vai ser cobrado em cada ano do PAS, mas, ainda mantendo a tradição de ser interdisciplinar. Outra atualização trata sobre as matrizes que estão separadas das obras, tornando mais fácil para o estudante saber os conteúdos que cairão na prova”, ressalta Eloisa Pilati, vice-presidente da Comissão Organizadora do PAS.

Dois vídeos especiais, com relato de um professor e de uma ex-candidata pelo PAS, também foram feitos para motivar e inspirar os futuros estudantes da UnB.

“Minha história com a UnB começou em 2016, quando me inscrevi para a primeira etapa. O PAS possui um grande diferencial em relação às outras modalidades de acesso, pois ocorre de maneira seriada. Outro destaque é a avaliação estruturada por obras artísticas que nos aproxima de diversas peças culturais, como músicas, livros e outros”, compartilha em um dos vídeos Ana Paula do Prado, que ingressou na graduação pelo Programa em 2019 e hoje é mestranda em Linguística pela UnB.

Confira as principais novidades na Matriz do PAS:

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Para a construção da avaliação, são levados em consideração temas sociocientíficos. Os conteúdos serão aqueles com importantes respostas ou contribuições das ciências naturais. Exemplo: aquecimento global, queimadas dos biomas brasileiros, sexo e sexualidade, políticas de saúde e produção de alimentos.

MATEMÁTICA – Já a prova nesta área é embasada em três principais documentos: Base Nacional Comum Curricular, o currículo em movimento da Secretaria de Educação do DF e matrizes anteriores do PAS. A intenção é que os conceitos sejam bem explicados e que haja uma contextualização em cada etapa, mantendo a sinergia com as outras áreas do conhecimento e os debates atuais.

LÍNGUAS PORTUGUESA E ESTRANGEIRA – Na área de linguagens, a intenção é que os alunos sejam capazes de identificar distintos gêneros textuais, ler criticamente e identificar fato e opinião. A complexidade aumentará de acordo com o ano. Para a etapa 1, há apenas um gênero e não haverá comparação entre textos; já para as etapas 2 e 3 do PAS também será necessário ler e interpretar obras distintas e gêneros diferentes.

ARTES – Novas referências específicas foram adicionadas a esse campo: elementos composicionais, processos de criação, sistema de circulação e mercado da arte. Competências são cobradas aprofundando questões específicas da arte. O enfoque também é em uma educação mais sensibilizada, tendo em vista questões éticas.

DARCY NA AVALIAÇÃO – A revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da UnB, inspirou a redação das provas do PAS em 2023. Na avaliação textual, os candidatos deveriam comentar a relevância do Cerrado brasileiro para populações originárias e tradicionais e para as futuras gerações, em desdobramento a comentário feito pela professora da UnB Mercedes Bustamante em entrevista à edição 21 da revista. O número da publicação, intitulado O Cerrado Está Morrendo, também é uma das obras de referência da etapa 1 do Programa.

Ficou curioso? Assista ao episódio sobre as atualizações gerais do PAS subprograma 2023-2026: