ÓRGÃOS COLEGIADOS

Passaram a ser pontuadas atividades como coordenação de projetos de extensão e orientação de empresas juniores. Cepe aprovou atualização por unanimidade

Nova tabela de pontuação para progressão docente contempla atividades que não existiam à época em que a Resolução Cepe nº 179/2017 foi aprovada. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, por unanimidade, a alteração da tabela de pontuação da Resolução Cepe nº 179/2017 – que estabelece critérios e normas para fins de promoção e progressão funcional na carreira de Professor do Magistério Superior na Universidade de Brasília.

O objetivo da medida é fortalecer e valorizar a extensão, a pesquisa e a inovação na UnB. “A proposta contempla cargos, trabalhos e atividades que não existiam na época da resolução, em 2017”, explicou o vice-reitor Enrique Huelva, durante a reunião que aprovou a atualização, em 27 de junho.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, e a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, apresentaram a proposta de alteração da tabela, que foi discutida pelo Cepe antes de ser aprovada. “É mais um passo que damos para a consolidação da extensão como dimensão acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa. Ao incidir sobre a carreira, ampliamos as perspectivas da extensão”, observou Olgamir Amancia.

Atividades de orientação de empresas juniores nas unidades acadêmicas e de coordenação de projetos de pesquisa e inovação e de extensão passaram a pontuar. Também foram contemplados com a atualização os coordenadores e membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). “O objetivo é incentivar que mais docentes atuem nos CEPs, pois terão reconhecido o intenso e importante trabalho nesses comitês”, salientou a decana Maria Emília Walter.