Iniciativa da Ebserh busca melhorar qualidade dos serviços

Uma videoconferência realizada na última sexta-feira, 27, entre representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e quatro hospitais universitários, entre eles o Hospital Universitário de Brasília (HUB), marcou formalmente a participação da instituição no programa Crescer com Competência, iniciativa da Ebserh de âmbito nacional que visa o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O encontro, que ocorreu na sala do projeto de telemedicina, reuniu 15 profissionais de diferentes áreas de atuação do hospital para debater as competências fundamentais ou gerais, necessárias a todos os funcionários da instituição. Essa é a fase de validação das competências já mapeadas pela sede, processo que ocorre este mês em conjunto com os hospitais universitários filiados.

A psicóloga organizacional da Divisão de Gestão de Pessoas do HUB, Patrícia Antônia Santos Costa, explica que o próximo passo é formar e treinar um grupo de 12 pessoas, responsáveis por identificar quais são as competências específicas que devem existir no hospital, que também passarão pela atividade de validação pelos próprios colaboradores.

Todo esse trabalho de mapeamento e validação de competências corresponde à primeira etapa do programa, chamada “Matriz de Competência”. O Crescer com Competência abrange ainda outras duas fases, a “Gestão do Desempenho”, com planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho do colaborador, e “Plano de Desenvolvimento de Competências”, que será elaborado a partir das lacunas identificadas nas avaliações de desempenho.

O lançamento nacional do programa ocorreu dia 19 de março, por meio de videoconferência acompanhada por gestores e colaboradores de diversos hospitais da rede Ebserh.

Confira matéria da Ebserh sobre o lançamento.