LUTO

Aos 74 anos, universidade lamenta morte de referência em engenharia elétrica

Foto: Roberto Fleury/UnB Agência

A Universidade de Brasília se despede do professor emérito Carlos Lisboa, falecido na última quarta-feira (25). Ele foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) da Faculdade de Tecnologia (FT). Lisboa morreu de insuficiência respiratória em São Luís, no Maranhão, onde vivia com a família.

“Era uma pessoa fantástica, inigualável, dono de um grande caráter. Tratava todos muito bem, com muito respeito não importasse quem fosse. Tinha princípios morais e éticos elevadíssimos”, relembra José Camargo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e amigo de Lisboa desde o fim da década de 70.

Nascido em São Paulo, Lisboa se formou em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1964. Pelo Instituto de Pesquisas da Marinha, veio para Brasília e ajudou a criar o Departamento de Engenharia Elétrica na FT da UnB, em 1967. Tornou-se mestre em sistemas de controle na PUC-RJ, fez mestrado e doutorado na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e desenvolveu atividades pós-doutoral na Universidade de Illinois.

Em junho de 2009, recebeu o título de professor emérito, honraria concedida aos docentes aposentados na UnB que atingem posições de destaque em atividades universitárias.

“Foi um cientista e intelectual brilhante. Muito competente e dedicado à universidade. Participava da administração da UnB e sempre que havia um problema, ia pessoalmente à reitoria conversar com o reitor”, relata Camargo, amigo de longa data.

Durante os anos de serviços prestados à universidade, além de professor, chefiou o departamento de engenharia elétrica, foi um dos criadores do programa de pós-graduação do ENE, em 1979, e um dos fundadores da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Foi, ainda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Automática.

Saiu da universidade em 1995, quando se aposentou por questões de saúde. Deixou muitos amigos e colegas, que, por seu carisma, o conheciam e o chamavam por “caríssimo”.

A missa de sétimo de dia será realizada na Paróquia do Verbo Divino, localizada na quadra 609 norte, na próxima quarta-feira (1), às 19h.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.