Processos ágeis, transparentes, racionais e econômicos. Esse sonho de toda a comunidade acadêmica está próximo da realidade. Está em fase final o fechamento de um acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para implantação de sistemas que vão revolucionar a gestão de pessoas e administrativo-financeira de toda a Universidade de Brasília (UnB).
Segundo o professor Luís Afonso Bermúdez, decano de Administração, o termo revolução não é exagero. “O que temos hoje é uma enorme variedade de sistemas e bases de dados, desenvolvidos em tecnologia obsoleta, e que não conversam entre si.”
Segundo o decano, a implantação da nova plataforma vai impactar diretamente todas as atividades administrativas do dia-a-dia da UnB, como compras em geral, gestão de projetos e gestão de contratos. “Será promovida uma mudança de cultura”, antecipa.
SISTEMAS INTEGRADOS – A solução adotada pelo Comitê de TI da UnB foi desenvolvida pela UFRN, que a partir do ano 2000 passou a enfrentar desafios de TI com a criação de uma superintendência para o setor. Em 2006, entrou em operação o primeiro módulo, o SIPAC, Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. Na sequência vieram os módulos de gestão acadêmica e de recursos humanos.
O professor Jorge Fernandes, diretor do Centro de Informática (CPD), unidade responsável pela implantação da nova plataforma, destaca a complexidade do trabalho que será desenvolvido. Segundo o docente, a fase de planejamento deve se estender até o final deste ano, e a efetivação dos módulos deve ocorrer no segundo semestre de 2015. “São muitos bancos de dados a serem migrados, é um trabalho estrutural que envolve pessoas, tecnologias e processos”, explica o diretor. Fernandes estima um período de dois anos para toda a preparação e implementação dos sistemas integrados de gestão, e um investimento global de R$ 10 milhões.
A adoção da solução integrada para a gestão da UnB é também celebrada pela decana de Gestão de Pessoas, professora Gardênia Abbad. “A racionalização e automação dos processos de trabalho, a integração de bases de dados e todas as providências necessárias para que se possibilite maior agilidade e transparência administrativa são uma aspiração antiga que estamos finalmente realizando”, afirma.
O Portal da UnB vai ter um espaço dedicado ao acompanhamento de todo o processo de implantação do novo sistema.