COMUNICAÇÃO

Publicação científica chega à 15ª edição com dossiê sobre a trajetória do antropólogo Darcy Ribeiro

O trabalho, os desafios e os sonhos que marcaram a trajetória de Darcy Ribeiro estão sintetizados em série especial de matérias no veículo que o homenageia. Lançada nesta segunda-feira (29), no Salão de Atos da Reitoria, a Revista Darcy traz em 12 de suas 54 páginas reportagens sobre o diário de campo, as obras literárias e os projetos de educação do antropólogo. Esta é a 15ª edição da revista concebida para divulgar a produção científica e cultural da Universidade de Brasília.

A primeira das matérias do dossiê sobre Darcy Ribeiro resgata a atuação do idealizador da UnB com povos indígenas. O texto assinado pela repórter Nívea Ribeiro é antecedido por ilustrações de Túlio Mendes, que destacam o reconhecido sorriso aberto de Darcy. A parceria dele com o educador Anísio Teixeira é explorada em matéria sobre os desafios de fundar uma universidade inovadora e melhorar a política nacional de educação.

A nova edição de Darcy também traz matérias científicas de temas como astronomia, ensino de matemática e testes laboratoriais com humanos. Ensaio fotográfico de Christian Knepper e reportagem sobre kit de diagnósticos da dengue desenvolvido por estudante da UnB são outros dos destaques da publicação.

Darcy é distribuída na universidade e na rede pública de ensino do Distrito Federal. A tiragem é de 12,5 mil exemplares. Uma nova página da revista para internet está em construção. Mais informações em www.revistadarcy.com.br e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

LANÇAMENTO – A apresentação da nova Darcy reuniu professores eméritos, colaboradores, estudantes e leitores. Diretor de redação da revista, o professor Paulo Paniago avaliou a missão de conduzir a publicação como “uma honra”. Para ele, a Darcy funciona como “cartão-postal da produção científica da universidade”. Paniago leciona na Faculdade de Comunicação (FAC) e é responsável por disciplina de jornalismo científico.

A estudante de Jornalismo Nathalia Zôrzo demonstrou satisfação em colaborar com a 15ª edição da revista. Segundo ela, a matéria que produziu sobre o uso de cobaias em experimentos científicos foi a reportagem que mais gostou de fazer em quatro anos de curso. O ex-editor da publicação José Negreiros disse estar satisfeito com o envolvimento dos estudantes. “Houve um salto de qualidade quando a revista saiu do prédio da Reitoria e foi para perto dos alunos”, avaliou. A revista passou a ser editada da FAC desde o ano passado.

Apontado como criador da Darcy, o jornalista e ex-professor da FAC Luiz Gonzaga Motta recusou o título de pai da revista. Coordenador do Conselho Editorial, ele disse que a publicação é uma obra coletiva que leva “pesquisas importantes ao conhecimento público”. O comunicador, que hoje vive em Santa Catarina, lembrou a importância de distribuir a revista em escolas públicas e pediu esforço contínuo para que a publicação não seja interrompida.

O professor emérito Aldo Paviani parabenizou o esforço dos responsáveis pela revista e falou que sabe como é difícil manter uma publicação periódica. O presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luiz Antônio de Castro, elogiou a revista e sugeriu mudanças nas formas de financiamento e aquisição da revista e ofereceu parceria direta da instituição. Presidente do Conselho Editorial da Darcy e também emérito da UnB, Isaac Roitman, agradeceu a proposta e disse que é preciso avaliá-la.

O geólogo Othon Leonardos, outro emérito presente, e o professor Noraí Rocco, do Departamento de Matemática, manifestaram posição contrária à de Luiz Antônio Castro. Para eles, as coberturas de Darcy devem ser transversais e a publicação não deve estar vinculada a uma sociedade específica.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.