A revista Darcy completa 15 anos em 2024 e renova seu propósito de ser fonte de informação sobre o que é produzido na Universidade de Brasília, contribuindo para a democratização do acesso à ciência e à cultura. Neste marco, a publicação lança seu novo número com o olhar voltado aos estudantes e professores das escolas de ensino médio.
A edição especial Cai no PAS é uma coletânea de reportagens publicadas em outros números da Darcy. A novidade é que os temas escolhidos estão entre os conteúdos abordados nas provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), para ingresso na graduação da Universidade. Além disso, reúne dicas de outros docentes sobre como usar o material em sala de aula, com propostas de metodologias ativas que podem ser trabalhadas por profissionais da educação de todas as áreas do conhecimento.
Para estudantes e professores, ter as reportagens acessíveis em edição única facilita o processo de ensino-aprendizagem que prioriza a construção de um olhar crítico, analítico e questionador sobre temas científicos de impacto e relevância pública. As temáticas costumam ser exploradas não somente no PAS, como também em avaliações de outros processos seletivos e vestibulares, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre os assuntos abordados estão a entrevista da especialista em Cerrado e professora da UnB, Mercedes Bustamante (IB); a reportagem sobre as plantas medicinais deste bioma; a contextualização do fenômeno da desinformação; e o conjunto de matérias sobre a fome no Brasil, em seus ângulos diversos.
Reproduz-se, ainda, conteúdo sobre a desigualdade de gênero na ciência, que impede as mulheres de ocuparem os postos mais altos desta carreira, e o olhar teórico e prático da psicóloga Valeska Zanello (IP/UnB) sobre amor, violência e relações heteronormativas. Também há um texto com dicas de redação para o PAS e um resumo com as seções e as diretrizes editoriais da revista Darcy.
LANÇAMENTO – A nova edição da revista foi apresentada à comunidade universitária em cerimônia realizada no dia 14, no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS). O evento teve a participação da então reitora Márcia Abrahão (2020-2024), do então decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, e da então secretária de Comunicação da UnB, Mônica Nogueira.
Houve ainda um debate sobre ciência nas escolas e o uso da divulgação científica como estratégia educacional de promoção da cidadania e de combate à desinformação, mediado pelo professor Elton Bruno Pinheiro, da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB). Com a presença de Marina Pita, coordenadora-geral de Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Carlos Marcolini Rezende, coordenador de Programas, Cursos e Formação em Ensino a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e dos professores Mircéa Ferreira e Moacir Junior, ambos da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Confira a íntegra do evento, transmitido pela UnBTV: