
A disciplina Campus Multimídia, da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB), ministrada pelo professor Zanei Barcellos, lançou a versão beta do aplicativo de notícia Campus Multiplataforma, do jornal-laboratório, no dia 4 de abril, em aula aberta no Auditório Pompeu de Sousa, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Desenvolvido pelos estudantes de Ciência da Computação Pedro Fernandes, bolsista no Programa de Iniciação Científica (ProIC/UnB), e Íthalo Nóbrega, e pelo aluno de Engenharia de Software Pedro Henrique Nascimento, o aplicativo reúne as notícias produzidas pelas turmas da disciplina nas redes sociais utilizadas pelo Campus Multiplataforma — Instagram, X, TikTok, YouTube, LinkedIn, Threads, Flickr e aplicativo.
“Mesmo que a notícia seja feita pelo Instagram, Twitter ou LinkedIn, no aplicativo, você consegue vê-la como uma notícia só. Quem quer ter acesso unificado às notícias e não quer ficar procurando, por exemplo, pela plataforma específica na qual foi publicado, pode acessar o aplicativo”, explicou Nascimento.
Para entender o funcionamento da produção de notícias, a linguagem jornalística e as necessidades do jornal-laboratório, os estudantes utilizaram a metodologia de observação participante, que consiste na interação com o meio pesquisado. “Alunos da área de tecnologia se transformaram em alunos de Jornalismo”, afirmou Barcellos.
O aplicativo Campus Multiplataforma está disponível para Android no Google Play. Segundo Nascimento, a previsão é que ao fim do semestre letivo da Universidade esteja disponível para IOS.
PALESTRA — Além do lançamento do aplicativo, a aula inaugural das atividades do semestre da disciplina contou com uma palestra do professor Sérgio Freitas, da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), a respeito da inteligência artificial generativa (IAG) chinesa DeepSeek, mais barata e segura que outras IAGs.
Segundo Freitas, a grande mudança oferecida pelo modelo IAG é “conseguir tornar as coisas públicas e abertas. Não só em relação ao uso, ser gratuito para o usuário final, mas disponível para que todos possam criar”.
FOTOJORNALISMO — O evento também premiou os vencedores do I Concurso de Fotojornalismo do Campus Multiplataforma. Organizado pelas estudantes de Jornalismo Marina Rito e Júlia Lopes no semestre 2024.2, objetivo foi valorizar e incentivar o Fotojornalismo dentro da FAC.
As inscrições foram avaliadas pela diretora da FAC, Dione Moura, pela professora Rose May e pelo professor e coordenador do jornal-laboratório, Zanei Barcellos. Após a seleção interna, as cinco fotos escolhidas foram publicadas no Instagram do Campus Multiplataforma para votação popular.

O primeiro lugar foi conquistado pelo estudante de Publicidade e Propaganda Igor Pereira, pela foto “Quase férias”. Maria Eduarda Oliveira, estudante de Jornalismo, recebeu o segundo lugar pela fotografia “Aqui é UnB”. O terceiro lugar também foi para o Jornalismo com a estudante Gabriela de Macêdo pela foto “Ex-alunos”.
Para Maria Eduarda Oliveira, a votação popular trouxe emoções positivas: “Gosto muito da foto e me alegrou saber que mais pessoas, que não têm vínculo nenhum comigo, também gostaram”.
FIQUE LIGADO — acompanhe o Campus Multiplataforma nas redes sociais. No Instagram, Threads, Flickr e TikTok @campusmultiplataforma, no X @campusitofacunb e @campusitounb no Youtube.
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB