A partir da próxima terça-feira (28), a Editora UnB promove atividades em homenagem à memória do militante estudantil Honestino Guimarães, desaparecido em 1973, durante a ditadura militar. O lançamento do livro Paixão de Honestino, de Betty Almeida, abre as celebrações, seguido por mesa de palestrantes.
Nos dias 29 e 30, no Museu Nacional Honestino Guimarães, duas sessões exibem o filme Honestino, de Maria Coeli. A programação está inserida nas atividades de comemoração dos 55 anos da Universidade de Brasília.
O LIVRO – Paixão de Honestino, publicado pela Editora UnB, é assinado por Betty Almeida, militante estudantil que acompanhou o homenageado durante a década de 1970. Na obra, ela recupera a trajetória do líder que se notabilizou na luta pela liberdade e na oposição à ditadura militar.
Confira a programação completa dos eventos de celebração à memória de Honestino:
• Lançamento do livro Paixão de Honestino, de Betty Almeida
Data: 28 de março, a partir das 15h
Local: Auditório Roberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte
16h – Exibição do documentário Arquivo Honestino, produzido pelo CUCA/UNE, direção de Paula Damasceno;
16h20 – Mesa de palestrantes: Márcia Abrahão (reitora da UnB); Enrique Huelva (vice-reitor da UnB); Germana Henriques (diretora da Editora UnB); Carina Vitral (presidente da UNE); José Geraldo de Sousa Jr. (ex-reitor da UnB e especialista em Direitos Humanos); Mateus Guimarães (representante da família de Honestino Guimarães); Betty Almeida (autora do livro Paixão de Honestino) e Maria Coeli (cineasta, diretora do filme Honestino, que será exibido dentro da programação do evento, em dia posterior);
Poema Eu faço a festa do mundo, interpretado por Adeilton Lima;
Mandado de Segurança Popular, redigido por Honestino Guimarães e interpretado por alunos do Instituto de Letras, com direção do professor André Luis Gomes;
18h – Sessão de autógrafos.
• Exibição do filme Honestino, direção de Maria Coeli
Data: 29 e 30 de março, às 19h
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães (Museu da República)